Continua após publicidade

Pesquisa revela o local com a população mais ativa do Brasil

Relatório analisou os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Algum palpite?

Por Julia Carneiro
Atualizado em 21 out 2024, 17h33 - Publicado em 27 set 2017, 18h47
Casal correndo
 (Dragan Grkic/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Rufem os tambores! O estado vencedor na categoria: maior número de praticantes de atividade física no Brasil não é bem um estado, mas sim o Distrito Federal. O local foi o único que atingiu, por pouquíssimo, a medida de mais da metade da população ativa em 2015: 50,4%. Com 43,7% das mulheres e 58,2% dos homens do DF em movimento.

Leia também: 5 provas de que São Paulo é #AtitudeBoaForma

No estado de São Paulo, apenas 38,3% de toda a população se dedicou às atividades regularmente – 33,8% das mulheres e 43,2% dos homens. Na lanterna, ficou o estado de Alagoas, com 29,4% de esportistas no total.

Os dados foram divulgados no Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também foi revelada a relação estreita que o acesso ao esporte tem com a condição social de cada indivíduo.

Leia também: “O que aprendi nos primeiros meses andando de bike pela cidade”

64% das brasileiras que vivem com mais de cinco salários mínimos estão na ativa, contra 35,1% das que estão no patamar de um a dois salários mínimos. Outro fator que influencia é a idade. O sexo feminino atinge o auge de envolvimento com o exercício na adolescência. Entre 15 e 17 anos, 36,6% das meninas estão treinando. O número cai um pouco dos 18 ao 24, com só 33,1%. A porcentagem volta a subir dos 25 até os 39 anos, quando chega a 35,6% ­– seriam os efeitos do metabolismo desacelerando que empurram a mulherada de volta para a academia? Apenas um palpite!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.