Que atire a primeira pedra quem nunca teve um dia difícil e decidiu sair para andar e esfriar a cabeça. A verdade é que, por mais que pareça simples, essa ação pode ajudar muito, uma vez que os benefícios da caminhada incluem não a saúde física, mas também a saúde mental.
De acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, caminhar de forma rápida pode ser o bastante, inclusive, para evitar uma morte prematura.
Segundo o estudo, se todo mundo fizesse apenas 11 minutos de atividade física por dia, o que equivale a cerca de 75 minutos por semana, um em cada 10 óbitos prematuros poderia ser evitado.
Fato é que, para muitas pessoas, andar não parece ser nada de especial, já que é algo que fazemos todos os dias. Porém, ao contrário do que se pensa, a caminhada é uma das melhores formas de exercícios. A seguir, apontamos alguns motivos que comprovam isso.
Benefícios da caminhada
A lista de benefícios da caminha é extensa e vai desde a saúde física até a mental, uma vez que contribui para a redução do estresse, fortalecimento de articulações, melhora da saúde do coração, entre outras vantagens importantes para uma boa qualidade de vida.
Veja, a seguir, como essa atividade pode contribuir com melhorias em sua saúde física e mental!
Trabalha seus músculos
Se você alguma vez sentiu dor ou cansaço após uma caminhada, já sabe que a atividade trabalha os músculos das pernas. Para ser mais específico, ela atinge especialmente os quadríceps, isquiotibiais, glúteos e, é claro, as panturrilhas.
Como também é possível perceber durante o esforço, a parte da frente das pernas faz a maior parte do trabalho em locais de subida, enquanto a parte de trás assume o comando quando há descidas.
2Diminui o estresse
Os benefícios físicos de caminhar são reais, mas também há vantagens para a saúde mental, como é o caso da influência das caminhadas para o humor.
Isso porque a atividade é capaz de diminuir os níveis de estresse, especialmente se for feita em meio à natureza, ambiente que já foi apontado em uma série de estudos como benéfico para o bem-estar da mente
3Fortalece as articulações
Apesar de a corrida, musculação e outras modalidades de alto impacto serem ótimas opções de exercícios, elas oferecem maiores chances de lesões para as articulações, ligamentos e tendões.
Diante disso, a caminhada também é uma boa opção de atividade de baixo impacto, especialmente para aquelas pessoas que já têm lesões preexistentes nos tecidos moles
Além de preservar as articulações, caminhar também pode ajudar a fortalecê-las.
Prova disso foi um estudo publicado no periódico científico Arthritis & Rheumatology , que concluiu que as pessoas que realizavam caminhadas tiveram uma redução de 40% na probabilidade de novas dores nos joelhos provocadas pela artrose – desgaste na cartilagem das articulações –, em relação aos que não caminhavam.
4Caminhada também combate a ansiedade e a depressão
Segundo uma pesquisa divulgada em 2012 pela revista Mental Health and Physical Activity , “caminhar tem um grande efeito estatisticamente significativo nos sintomas de depressão”.
Após analisar os dados de oito pesquisas, com um total de 341 pacientes, os autores do estudo constataram que “a caminhada tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar pouco ou nenhum custo, e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina”.
Já outra pesquisa de 2018 publicado na revista Health Promotion Perspectives descobriu que apenas uma caminhada rápida de 10 minutos já é capaz de melhorar o humor.
É importante lembrar, contudo, que a atividade não substitui o uso dos medicamentos para ansiedade ou depressão, que nunca deve ser interrompido sem orientação médica.
Sendo assim, veja a caminhada como uma espécie de suplemento para a sua saúde mental, e não como um tratamento geral.
5Reduz o risco de problemas cardíacos
Outra vantagem de caminhar: faz bem para a saúde do coração.
Andar por meia hora por dia pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e doenças do coração, de acordo com a American Heart Association.
Pode ajudar na perda de peso
Em um estudo de 2022 publicado na Nutrients, mulheres com sobrepeso que fizeram uma caminhada rápida de 30 minutos, cinco dias por semana, perderam quase um quilo em 12 semanas – sem mudar suas dietas.
Dois quilos em três meses podem não parecer significativos para aqueles que desejam resultados mais rápidos. Mas as descobertas deste estudo sugerem que caminhar pode desempenhar um papel na perda de peso.