Deixar o nosso corpo preparado antes de começar a musculação é importante para evitar lesões e melhorar a execução dos movimentos. Mas como fazer isso corretamente: com alongamento, ou aquecimento?
Alongar ou aquecer antes da musculação
A dúvida é antiga e gera discussões entre praticantes (e até especialistas!) faz tempo. De acordo com Leandro Twin, profissional de Educação Física da Growth Supplements, o aquecimento é obrigatório para quem faz musculação, independentemente de ser iniciante ou avançado.
“Mais que jogar sangue e nutrientes nos músculos para que eles desempenhem adequadamente o exercício, o aquecimento funciona liberando líquido sinovial para as articulações, o que funciona como uma espécie de ‘lubrificação’, impedindo lesões”, ele aponta.
O personal afirma que, sem aquecimento, é bem provável que a lesão ocorra mais cedo ou mais tarde, e ainda reforça que é preciso aquecer os músculos que serão trabalhados no treino. Ou seja, aquecer antes da musculação não significa fazer polichinelos ou dar uma corridinha rápida.
“Se for treinar bíceps e tríceps, por exemplo, faça 3 séries de 15 repetições de um exercício de bíceps e de tríceps com a metade do peso que costuma usar. Quando você aquece os músculos, melhora o trabalho enzimático e aumenta o rendimento do treino”, detalha.
Já com relação ao alongamento, o profissional explica que treinos de flexibilidade mais pesados, que preveem vários exercícios para um mesmo grupo de músculos, devem ser evitados antes da musculação, porque vão levar à fadiga e reduzir o rendimento.
“Agora se for um alongamento leve e rápido, sem forçar muito os músculos, não faz diferença entre antes ou depois”, finaliza.