Você já teve a impressão que seu dia rende mais depois de um treino? Um estudo feito com mulheres jovens provou que a sensação é real – 10 minutos subindo degraus aumentou a energia das participantes mais do que a quantidade de cafeína contida em uma lata refrigerante ou meia xícara de café.
Para comparar os efeitos da cafeína e do exercício em nosso pique no meio do expediente, uma equipe de cientistas da Universidade da Geórgia, nos EUA, recrutou 18 universitárias que praticavam atividade física e consumiam uma quantidade razoável de cafeína. Durante a pesquisa, elas também foram relativamente privadas de sono, dormindo 6 horas e meia ou menos por noite.
Antes de iniciar o estudo, as mulheres responderam perguntas avaliando seus níveis de energia e motivação, e realizaram testes cognitivos que mediram atenção, memória de curto prazo e tempo de reação. Elas receberam, então, uma pílula placebo com farinha, uma pílula com 50 mg de cafeína ou subiram degraus de escada de 10 minutos.
Veja também: Comer pouco está mesmo ligado à longevidade, reforça estudo
Depois, as mulheres completaram os testes cognitivos e questionários mais duas vezes: 30 minutos e 50 minutos após o exercício ou a ingestão dos comprimidos. A experiência foi repetida em outras duas oportunidades ao longo de três dias, para garantir que cada universitária experimentasse diferentes condições físicas.
Os pesquisadores descobriram que 10 minutos subindo degraus garantiram níveis significativamente mais elevados de energia do que as pílulas com cafeína. Ou seja, para evitar que o sono venha com tudo no horário em que você precisa render mais (como no trabalho), pode ser uma boa pegar a escada em vez de correr para a máquina do café.