O nutricionista é um profissional da área da saúde que possui uma área abrangente de atuação, não se restringindo apenas aos atendimentos em consultórios.
A função desse profissional também engloba atividades de controle de qualidade dos alimentos ofertados e condições de higiene da produção da comida em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como escolas e hospitais, por exemplo.
Independente do segmento que o nutricionista atue, sua principal função é traçar planejamentos alimentares de acordo com as necessidades de cada paciente/público atendido, garantindo a oferta adequada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e boa ingestão diária de água.
Caso não seja possível atingir essas metas diárias, pode ser necessária a intervenção por meio de suplementação, que não está direcionada apenas aos praticantes de atividades físicas, que visam performance.
Há casos de comorbidades ou até mesmo devido à idade avançada que precisam de um aporte maior de nutrientes, que não é possível somente via alimentação, e precisa desse reforço com os suplementos.
O acompanhamento de um nutricionista nas condutas nutricionais é extremamente importante, em especial nos casos em que é possível reverter certas alterações de parâmetros bioquímicos no exame de sangue, que estejam em déficit ou acima dos valores de referência.
Sem estar relacionado à doenças, o nutricionista pode atuar também para a melhora da performance de um atleta, seja ele um amador ou não.
Como saber se um nutricionista é confiável?
Primeiro de tudo, é necessário que o nutricionista seja credenciado ao Conselho Regional de Nutrição de sua região, pois assim é uma maneira de saber que ele tem a formação necessária para exercer tal função.
Em segundo lugar, é preciso buscar profissionais que estejam constantemente se atualizando. A continuidade da atualização dos conhecimentos é algo que deve ser levado em consideração, pois sempre há novas evidências científicas.
A indicação também é algo que considero importante, a tal “boca a boca”. Mas é necessário ter cuidado, pois cada paciente busca objetivos diferentes e há nichos específicos de atuação dos nutricionistas, que acabam se especializando em determinadas áreas.
E muito cuidado ao recorrer a profissionais que fazem restrições nutricionais muito severas ou indicam medicamentos que, na verdade, deveriam ser prescritos por médicos. Muitas vezes, a perda de peso rápida não significa que foi com qualidade.
De quanto em quanto tempo passar em consulta com um nutricionista?
A periodicidade do acompanhamento nutricional varia de acordo com os objetivos e condições do paciente. Por exemplo, um paciente que tem uma propensão a um transtorno alimentar pode se beneficiar de um acompanhamento mensal ou até mesmo quinzenal.
Viviana Navarro, nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional em Pediatria pela UFRJ e com especialização em Modulação Intestinal.