A fisioterapia é uma graduação na área da saúde e nem sempre ela sozinha pode conseguir encontrar os mecanismos primários da dor nas costas do paciente, sendo fundamental uma abordagem multidisciplinar para o tratamento adequado.
Uma dor persistente, seja ela crônica, aguda ou aquela dor que aparece em alguns momentos e retorna na mesma posição após alguns dias, já é um indício que algo não está certo. Um erro comum é procurar o alívio do sintoma, se automedicando de forma errada para tentar controlar a inflamação e relaxar a musculatura. No entanto, mesmo o sintoma reduzindo, muitas vezes, a origem não foi tratada.
Nesse sentido, é fundamental ter em mente que a dor nas costas surgiu em decorrência de uma causa. Enquanto essa causa não for corrigida, o agente inflamatório e as dores irão persistir, podendo ocorrer uma piora do quadro. Então, se você sofre com dor nas costas, recomendo buscar a fisioterapia especializada no tratamento e na saúde da coluna vertebral.
Portanto, quando realizada por um bom especialista, a fisioterapia é capaz de devolver e restaurar a saúde plena do paciente, ajudando, inclusive, na dor nas costas. Podem ser indicadas diversas técnicas, que são determinadas de acordo com a especialidade de cada profissional e do caso de cada paciente.
Prof. Dr. Laudelino Risso, fisioterapeuta responsável pela rede de clínicas Doutor Hérnia. Instagram: @doutorherniaoficial