Entenda a quantidade ideal de proteína que você deve consumir diariamente
Nutricionista explica como calcular a quantidade de proteína que você precisa ingerir por dia

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de serem muito conhecidas por auxiliarem na construção de músculos, elas têm outras funções fundamentais, como equilíbrio dos hormônios, produção de anticorpos, transporte de oxigênio de nutrientes e muito mais.
A melhor maneira de obter esses macronutrientes é por meio da alimentação. Algumas fontes de proteínas são: ovos, laticínios, carne vermelha, peixes, aves, arroz, aveia, feijão, lentilha e quinoa. Em alguns casos, pode ser indicada a suplementação, sendo que o ideal é fazê-la com a orientação profissional.
De acordo com a Natália Barros, nutricionista, a quantidade ideal de proteína por dia varia de pessoa para pessoa devido a uma série de fatores como peso corporal, estado de saúde e balanço energético. Além disso, a quantidade de atividades físicas realizadas também influencia na indicação.
Como saber quanta proteína preciso ingerir por dia?
No geral, a recomendação para um adulto costuma ser, em média, 100 gramas de proteína por dia. “A recomendação proteica mínima para as funções vitais do organismo é de 0,8 a 1 grama por quilo da pessoa, ao dia. Porém, para indivíduos ativos fisicamente, a indicação varia de 1,2 a 2,2 gramas por quilo ao dia”, fala Natália.
“Então, para chegar a um número, basta multiplicar seu peso com os valores de referência acima. Não se esqueça de que as quantidades mais altas são apenas para atletas! Já os demais valores, são para pessoas ativas e que praticam exercício físico moderado”, ensina.
Por fim, é importante lembrar que a consulta com um profissional é indispensável para determinar a quantidade de proteína necessária por dia para o seu caso específico.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.