Yoga para a saúde mental: professor aponta os benefícios
Além de oferecer benefícios como melhor postura e flexibilidade, também é possível apostar no yoga para a saúde mental. Saiba como ela ajuda!
Além de oferecer mais consciência corporal, postura e flexibilidade, também é possível apostar no yoga para a saúde mental.
Fato é que, nos últimos anos, os problemas psicológicos têm se tornado cada vez mais comuns, uma vez que o estresse, a ansiedade e a depressão se tornaram desafios quase rotineiros para a saúde, exigindo abordagens abrangentes para o tratamento dessas condições.
De acordo com o professor de yoga Ravi Kaiut, essa modalidade vem ganhando destaque como uma terapia complementar importante para tratar da saúde mental, oferecendo uma abordagem que integra o corpo e mente.
Segundo ele, sua prática milenar tem demonstrado benefícios significativos para a saúde mental, fornecendo ferramentas para enfrentar emoções e demandas da vida contemporânea.
Benefícios do yoga para a saúde mental
Kaiut explica que existem alguns pilares do yoga que justificam seus efeitos na saúde mental.
“Existe um estudo publicado este ano pela revista científica Frontiers in Psychology, que analisou os impactos da prática na saúde mental e identificou que o envolvimento com a prática aponta diversos indicadores de bem-estar e que influencia estados de saúde mental, isso mostra que os impactos positivos do yoga são reais”, aponta o profissional.
De acordo com ele, a modalidade possui vários princípios importantes que ajudam no bem-estar mental, como:
- Integração corpo-mente;
- Atenção plena (ou mindfulness);
- Técnicas respiratórias;
- Posturas físicas;
- Meditação.
“Os princípios são focados em manter o equilíbrio, justamente o pilar de uma gama de tratamentos contra doenças psicológicas, o que pode ajudar a potencializar os seus efeitos quando associadas”, explica o professor.
“Os benefícios do yoga não são apenas pontuais, isto é, apenas impactam uma área pequena da vida. Os efeitos positivos na saúde mental decorrem de uma mudança profunda em várias áreas da vida, melhora do sono, condição física, respiração, apetite, disposição, entre outros” finaliza.