Continua após publicidade

Yoga emagrece, segundo estudos: veja os benefícios para perda de peso

Apesar de a perda de peso não ser o foco do yoga, ela é um dos benefícios da sua prática regular. Saiba como isso ocorre!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 27 fev 2024, 13h54
Profissional explica como o yoga pode contribuir com a perda de peso
Profissional explica como o yoga pode contribuir com a perda de peso (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando pensamos em yoga, logo nos vêm à cabeça coisas como meditação, relaxamento e melhora na saúde. De fato, tudo isso tem relação com a modalidade e são benefícios conhecidos há milhares de anos desde a sua criação, mas, como explica o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut, seus benefícios são muito maiores.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o yoga não é uma técnica com efeitos limitados ou ultrapassada, ela traz diversos benefícios muito buscados atualmente, desde saúde mental até o controle do peso corporal”, ele afirma.

Yoga emagrece mesmo?

Diversos estudos já reforçam a relação entre o yoga e o controle do peso corporal, como um publicado na revista científica “Alternative Therapies in Health and Medicine”, que ressalta seus benefícios para o combate à obesidade em adolescentes. Mas afinal, o que faz com que a prática traga a perda de peso?

Continua após a publicidade

De acordo com Kaiut, a homeostase e a melhora de outros aspectos da saúde, gera um melhor equilíbrio da saúde geral, que ajuda a manter níveis saudáveis de gordura corporal, por exemplo.

“O yoga por si só não é uma atividade intensa em termos de queima calórica, mas é uma forte influência em diversos aspectos que contribuem para a perda de peso, como controle de estresse e ansiedade, que ajuda a controlar a compulsão alimentar e equilíbrio do sistema endócrino”, aponta o profissional.

“O yoga não se reduz apenas à prática momentânea, mas a todo um estilo de vida. Por isso, o que gera um melhor ambiente para a perda de peso, através do estímulo à atividade física, alimentação saudável e melhora da qualidade do sono”, completa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.