Diversos são os fatores que levam a libido a cair. Muitos têm a ver com questões psicológicas e emocionais — situações estressantes no trabalho, problemas familiares, brigas com os amigos —, mas alguns também estão ligados a hormônios e condições como a menopausa.
De qualquer forma, é sempre bom consultar o seu médico de confiança para entender o que anda acontecendo. Outra coisa essencial é tentar manter os bons hábitos. Isso mesmo. Nem todo mundo sabe, mas comer bem e praticar exercícios físicos pode fazer toda a diferença na hora H. Ficou curiosa? Saiba mais a seguir:
ALIMENTAÇÃO E LIBIDO
De acordo com a Dra Shanna Oliveira (@drashannaoliveira), ginecologista e sexóloga, a sexualidade depende muito do psicológico. Isto é, a coisa toda não diz respeito apenas ao clitóris (ou ao pênis) – ela rola também no cérebro, e envolve vários neurotransmissores.
O autoconhecimento, por exemplo, é um dos principais elementos para se chegar ao orgasmo. “É claro que existem questões fisiológicas ou doenças que influenciam, mas quando está tudo certo, a questão emocional conta muito”, completa.
“Dos estimulantes sexuais naturais, os queridinhos são a maca peruana e a tribulus terrestris, que costumo prescrever em consultório conforme a necessidade de cada paciente. Porém, mesmo sendo fitoterápicos, é sempre bom consultar um médico ou um nutricionista para avaliar a indicação”, afirma a ginecologista sexóloga.
A nutricionista Daniela Zuin, da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), lista alguns alimentos considerados afrodisíacos para quem quer apimentar as coisas:
- Canela;
- Cravo-da-Índia;
- Gengibre;
- Alecrim.
AQUELAS ENDORFINAS EXCITANTES
A ginecologista e sexóloga explica também como os exercícios físicos podem te deixar mais motivada e animada na cama. “Eles geram a sensação de prazer e bem-estar porque há a liberação de endorfinas. O que é muito propício para o sexo, mas também para qualquer outra atividade do dia a dia. Além disso, as atividades físicas melhoram a circulação de sangue pelo corpo — aí, a prática sexual sai muito beneficiada.”
Pensando nisso, o personal trainer e criador do método “treinando sem dor”, Matheus Vianna (@semtreinonaoda), lista alguns exercícios funcionais ótimos para garantir aquela disposição. As séries são feitas em dupla, então aproveite para chamar a/o sua/seu parceira/o!
- Iniciantes: 2 circuitos com 12 repetições de cada exercício. 30 segundos a 1 minuto de descanso;
- Intermediários: 3 circuitos com 15 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso;
- Avançados: 3 circuitos com 20 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso.
Em cada circuito, façam uma série de cada exercício, trocando de lugar antes de seguir para o seguinte.
PRANCHA TOCANDO AS MÃOS
- Um de frente para o outro, façam uma prancha com os braços estendidos;
- Tirem a mão direita do solo e toquem as mãos. Façam o mesmo para o outro lado.
PRANCHA COM BURPEE
- Uma pessoa fica em prancha, e a outra em pé, ao lado;
- A pessoa que está em pé salta sobre as pernas da outra e faz um burpee: apoie as mãos no solo, forme uma prancha e encoste o peitoral no solo. Levante-se e salte de novo.
CORRIDA PARADA
Tempo: 20 segundos.
- Deite-se de barriga para cima com as pernas para o alto. Apoie os pés no peitoral da outra pessoa, que deve manter o corpo inclinado;
- Flexione os joelhos o máximo que conseguir. Se quiser dificultar, quem estiver em pé pode fazer força contrária ao movimento das pernas, ficando mais pesado.
AGACHAMENTO DE MÃOS DADAS
- Com as pernas afastadas na largura dos ombros, segure as mãos da outra pessoa, cruzando os braços;
- Deixem o corpo cair um pouco para trás e agachem com os braços estendidos.
AGACHAMENTO
- Fiquem um de frente para o outro e agachem;
- Enquanto um estiver executando o exercício, o outro está em isometria na posição de agachamento;
- Ao fim do ciclo de repetições do parceiro, o outro deverá ficar na posição enquanto o parceiro executa a tarefa.
PONTE E TRÍCEPS
- Enquanto você deita no chão e eleva o quadril, seu parceiro, de costas, apoia as mãos nos seus joelhos, com os dedos direcionados para seu corpo;
- O parceiro flexiona os cotovelos até formar um ângulo de 90°, levando o bumbum em direção aos seus pés. As costas dele devem ficar próximas às suas pernas.
BURPEE
- Na posição de prancha, pule para frente ainda com as mãos no chão, e depois salte para o alto;
- Contraia bem o abdômen para não curvar as costas quando jogar o pé para trás.
ABDOMINAL EM CONJUNTO
- Deitem de barriga para cima, com os pés no chão. Uma das pessoas deve estar com os pés em cima do pé do outro.
- Deixem as pernas sempre na linha do ombro, para não forçar a coluna e ficar na posição perfeita. Não deixem o queixo encostar no peito para não forçar a cervical. Inspirem pelo nariz e expirem pela boca ao subir;
- Levantem a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos do abdômen. Nesse momento, toquem as mãos.
ABDOMINAL INFRA SOLO
Enquanto você deita no chão, o seu companheiro deve ficar em pé. Com o braço esticado, segure no tornozelo do seu parceiro;
Suba e desça apenas o quadril e depois troque com o seu parceiro.