Continua após publicidade

Musculação emagrece: conheça os exercícios que mais queimam calorias

De acordo com personal trainer, existem movimentos específicos que intensificam a queima de calorias. Confira como a musculação emagrece!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h42 - Publicado em 13 jun 2023, 18h05

Uma dúvida comum a quem inicia um processo de emagrecimento é: além do treino aeróbico, musculação emagrece?

De acordo com o profissional de educação física Leandro Twin, da Growth Supplements, os exercícios de força não só ajudam a queimar calorias, mas também aumentam a massa muscular. “E quanto mais músculo você tiver, mais calorias e gorduras queimará”, ele afirma.

Mas tem também a queima durante a própria execução do exercício.

“Esses exercícios recrutam um maior número de músculos, o que faz com que o corpo gaste mais energia na execução”, explica o profissional.

Abaixo, ele listou os exercícios que mais queimam calorias na musculação.

Exercícios de musculação que emagrecem

Membros superiores

Entre os exercícios para o peitoral, o personal explica que a flexão de braço é a que mais queima calorias porque inclui também um exercício de prancha, trabalhando de forma bem intensa o abdominal.

Para o dorsal, ele sugere a remada com pegada pronada, que permite usar uma carga maior. Vale ressaltar, contudo, que é preciso ter atenção com a postura. Então, estufe o peito e empine o bumbum para ficar na posição correta.

Quanto aos ombros, o personal trainer afirma que a melhor opção é o desenvolvimento militar.

Já dentre os exercícios de bíceps, o movimento executado na barra paralela é o preferido, pois usa todo o corpo. “Nesse exercício você vai usar o abdômen, ombro e peito. Mas, para focar no tríceps, desça o corpo reto, com os cotovelos apontando para trás”, comenta ele.

Continua após a publicidade

“Para o trapézio, a remada alta vai queimar muito mais calorias do que um exercício isolador porque recruta, também, antebraço, bíceps, deltoide lateral e trapézio. O segredo para fazer a pegada correta é segurar a barra com os polegares abertos, encostando um no outro. Depois, só recolher os polegares e executar”, orienta o profissional.

Por fim, a rosca direta é a melhor escolha para os bíceps e a rosca inversa, para o antebraço. “Aqui, o segredo é ter uma base eficiente: mantenha um pé na frente e o outro atrás. Trave o ombro para trás e estabilize o movimento”, complementa Twin.

Coxas e bumbum

Para trabalhar membros inferiores, escolha o agachamento livre para coxa, o stiff com barra para o posterior de coxa, a elevação pélvica para os glúteos e gêmeos em pé na máquina para a panturrilha.

“Já quando se trata de abdominal, o que vai queimar mais calorias é, sem dúvida, o infra na paralela”, aponta o profissional.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.