Exercícios para quem tem varizes: por que fazer?
Dores, sensação de peso e cansaço, inchaço e manchas são alguns sintomas do quadro. Veja a importância dos exercícios para quem tem varizes!
As varizes são um problema que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo e causam grande incômodo estético. Mas você já ouviu falar da importância dos exercícios para quem tem varizes, para minimizar os desconfortos do quadro?
De acordo com o cirurgião vascular e angiologista Eduardo Toledo de Aguiar, este problema é uma manifestação de uma doença séria chamada DVC (Doença Venosa Crônica) e tem como principais características as dores, sensação de peso e cansaço nas pernas, inchaço e, em estágios mais avançados, manchas castanhas na pele, coceira e feridas de perna.
Apostar nas atividades físicas, contudo, pode não só melhorar a circulação sanguínea na região, mas também auxiliar na diminuição do inchaço e das inflamações, minimizando também o impacto estético e o desconforto nas áreas atingidas pelas varizes.
Veja, a seguir, qual é a importância de se exercitar quando há a presença de varizes nas pernas, além de quais práticas que podem auxiliar no tratamento desse tipo de problema e como elas beneficiam esses pacientes.
Importância das atividades para as varizes
Considerados pelos especialistas como uma das formas mais eficientes para postergar seu surgimento e diminuir os impactos na saúde causados pelo problema, os exercícios para quem tem varizes nas pernas representam rotinas fáceis, mas importantes, que podem ser realizadas em casa e sem necessidade de outros equipamentos, segundo Aguiar.
Assim, além de diminuir o inchaço das regiões afetadas pelas varizes e melhorar as dores, os exercícios também permitem aos pacientes melhora na sua qualidade de vida.
Exercícios indicados para quem tem varizes
Como explica o cirurgião vascular, a circulação adequada do sangue das pernas de volta ao coração depende da capacidade dos músculos das panturrilhas.
“Estes músculos são os responsáveis pelo impulsionamento do sangue contra a gravidade. Logo, quanto menos exercícios fazemos, mais flácidos serão estes músculos e maior a dificuldade para o sangue retornar ao coração”, ele esclarece.
E continua: “Quando temos varizes visíveis, há um sinal claro de que nossas veias dilataram e não conseguem, com eficiência, impedir que o sangue permaneça na parte inferior das pernas – razão pelas quais manchas castanhas começam a se mostrar”.
Os dois fatores juntos – músculos flácidos e veias incompetentes – são a fórmula perfeita para sintomas cada vez mais intensos nas pernas.
“Os exercícios contribuem para a diminuição das varizes e dos incômodos causados por elas. Listamos abaixo alguns dos principais exercícios para varizes nas pernas”, aponta o profissional.
“A prática de caminhada é um dos principais recursos para auxiliar nos problemas vasculares, sendo um dos melhores exercícios para varizes nas pernas. Além de ser um exercício fácil de realizar, ele possui baixo impacto, fortalecendo também os músculos da panturrilha e tonificando toda a região das pernas.”
2Ciclismo
Aguiar afirma que a prática de ciclismo também é excelente para trabalhar os músculos das pernas, principalmente da panturrilha, melhorando o fluxo de sangue na região, mas sem impactar em excesso os ossos e articulações.
Hidroginástica
“A natação e a hidroginástica são ótimas para quem está buscando exercícios para varizes nas pernas.” Além do baixo impacto na água, o profissional ressalta que a pressão externa exercida pela água também é benéfica para a saúde.
4
Pilates
“Por meio da tonificação e do fortalecimento da musculatura gerados pelo pilates, é possível promover a oxigenação das áreas afetadas pelas varizes, diminuindo o inchaço e também aliviando as dores crônicas.”