Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Inove seu treino: 4 exercícios para ombros na polia que você deve experimentar

A máquina contribui para manter a tensão constante no músculo durante todo o movimento

Por Juliany Rodrigues
25 set 2025, 14h00 • Atualizado em 26 set 2025, 13h11
exercicios para ombros na polia
Exercícios para ombros para fazer na polia | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Na hora de treinar ombros na academia, você pode ir além dos equipamentos tradicionais, como halteres e barras, e apostar no uso da polia.

    O aparelho, que costuma ser esquecido por muitos, pode potencializar a hipertrofia e o ganho de força, uma vez que ajuda a manter a tensão constante durante a execução dos exercícios.

    A polia pode ser incluída na rotina de iniciantes, sendo uma opção segura e fácil de adaptar a diferentes níveis de condicionamento físico.

    Nessa máquina, é possível ajustar o peso de acordo com o que aguenta e controlar melhor a amplitude do movimento.

    No entanto, isso não significa que está liberado mexer no planejamento dos seus treinos e adicionar exercícios de ombros na polia por conta própria. A orientação de um profissional é essencial para garantir a sua segurança durante a atividade.

    Ah, e lembre-se: ombros fortes podem trazer uma melhora no aspecto estético do corpo, mas eles vão muito além disso!

    Continua após a publicidade

    Os benefícios de treinar ombros

    A ciência já mostrou que malhar os ombros pode colaborar para a manutenção de uma boa postura, desenvolvimento de flexibilidade e até mesmo para a melhora do desempenho em algumas modalidades.

    Um estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apontou que os músculos dos ombros, da porção superior das costas e da cervical são fundamentais para a estabilização do tronco durante a corrida, auxiliando na prevenção de lesões.

    Além disso, existem pesquisas que sugerem que ter músculos fortes – incluindo (é claro!) os ombros – pode favorecer a longevidade, a qualidade de vida e a funcionalidade no dia a dia.

    Uma investigação feita na Universidade de Michigan (EUA) e divulgada no Journal of Gerontology: Medical Sciences sugeriu que pessoas com músculos fracos normalmente não vivem tanto quanto as mais fortes.

    Continua após a publicidade

    “Manter a força muscular ao longo da vida — e especialmente na terceira idade — é extremamente importante para a longevidade e o envelhecimento independente”, relatou a pesquisadora principal Kate Duchowny.

    Exercícios de ombro para fazer na polia

    A seguir, a Boa Forma separou quatro exercícios de ombro que podem ser executados na polia. Veja:

    1. Elevação lateral na polia

    A elevação lateral na polia trabalha principalmente a porção lateral do deltoide. Esse exercício pode ser considerado um grande aliado para dar mais volume e largura aos ombros.

    Continua após a publicidade

    2. Crucifixo invertido na polia

    O crucifixo invertido na polia foca especialmente na região posterior do deltoide, ou seja, na parte de trás do ombro. Ele também trabalha romboides, eretores da espinha e músculos do core.

    3. Remada alta cabo

    A remada alta na polia ativa os ombros e a parte superiores das costas, principalmente os deltoides laterais e trapézios. Durante a execução, também é possível sentir os deltoides frontais, posteriores, braços e abdômen.

    Continua após a publicidade

    4. Face pull na polia

    O face pull na polia é um movimento que contribui para a hipertrofia da porção posterior do deltoide. Também trabalha os romboides, o trapézio e os músculos do manguito rotador. Ele ajuda bastante na melhora dos “ombros caídos“.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.