Apesar de ainda ser menos conhecido que o triathlon, o duathlon é uma modalidade esportiva que tem chamado atenção das pessoas e ganhado cada vez mais espaço nas competições Brasil afora.
Assim como aponta seu nome, a atividade consiste na prática de dois esportes, sendo eles a corrida e ciclismo. Diferente da modalidade-irmã, portanto, neste caso a natação fica de fora.
“É uma modalidade interessante para quem gostaria de começar a competir em eventos do tipo triathlon, mas ainda não está se sentindo apto o suficiente para os trechos aquáticos”, aponta Monica Marques, diretora técnica do grupo Cia Athletica.
“Outro ponto é quando chegam os meses mais frios e a prática de natação se torna menos atraente em um ambiente externo”, completa ela.
Sendo assim, é possível ressaltar que o duathlon é uma atividade interessante por poder ser praticada de forma totalmente indoor, com a corrida feita na esteira e o ciclismo nas bikes ergométricas.
Como é um treino de duathlon?
De acordo com Monica, o treinamento costuma ser realizado a partir de uma distância padrão.
“A parte inicial é a corrida, que dá lugar à bicicleta, e geralmente se conclui com outro trecho, menor, de corrida”, ela explica.
“As distâncias percorridas são classificadas de acordo com três modalidades, estabelecidas pela União Internacional de Triathlon (ITU), que também define as linhas gerais das provas de duathlon”, completa.
São elas:
- Sprints — mais curtas, começam com 5km corrida, intercalada com 20km ciclismo e mais 2,5km corrida;
- Standard– 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida;
- Long distance– 10 km de corrida, 150 km de ciclismo e mais 30 km de corrida.
Vale lembrar que, como são percursos longos, é importante que cada pessoa respeite o próprio limite na hora de treinar.
“O ideal é que quem está interessado em praticar duathlon não faça os treinos de corrida e ciclismo separadamente, pois se houver intenção de competir, já é possível se familiarizar com as duas modalidades de forma consecutiva, condicionamento este necessário para provas”, sugere Monica.
E continua: “O alongamento antes e depois dos exercícios também é bastante importante para realizar os treinos e provas, pois ele melhora a flexibilidade. A amplitude de movimento será fundamental para um bom desempenho”.
Benefícios do duathlon
Por unir a corrida com o ciclismo, o duathlon garante uma série de benefícios para o organismo, como:
- Queima de calorias;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Ganho de disposição física;
- Fortalecimento muscular;
- Aumento de resistência;
- Melhoria do sistema cardiorrespiratório;
- Diminuição do estresse;
- Redução de quadros de ansiedade e depressão.
“Os benefícios emocionais da prática são grandes porque, ao correr e pedalar – e até mesmo a emoção das transições entre as atividades – se gera uma grande sensação de autoestima e confiança”, ressalta a profissional.