Além de queimar muitas calorias, a corrida é uma atividade física de impacto que tem um efeito positivo no sistema respiratório, nos músculos e na saúde mental, aliviando o estresse e sendo importante para o combate à depressão. Por esse motivo, ela vem se tornado a queridinha de várias pessoas ao longo dos anos.
Para você que é iniciante e ainda está com dificuldades para começar a correr, a Authen, primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado em corrida e performance, separou cinco dicas que vão te ajudar na hora de definir a sua rotina de treino. Veja:
1
Prepare-se para o começo ou recomeço
Assim como para qualquer início, é preciso ter cautela. O ideal é fazer uma avaliação física antes de começar a se aventurar na corrida, pois, dessa forma, é possível analisar se o seu corpo está apto ou não para praticá-la.
Além disso, busque a orientação de um profissional, que pode te auxiliar a definir as metas, te motivar e te dar todo o suporte necessário.
2
Defina seus objetivos
Um passo indispensável para ter o hábito de se exercitar regularmente é determinar o que você pretende atingir. Isso faz com que você tenha mais motivação, disciplina e foco para evoluir.
Ao traçar os seus objetivos, lembre-se de que eles precisam ser viáveis e adequados. No início, faça apenas trotes, para que o corpo se acostume às novas demandas e à tensão que a corrida provoca. Feito isso, avalie a situação e, se possível, comece a se jogar em novos desafios.
3
Cuide da sua alimentação
Seja qual for o seu objetivo, para conquistá-lo, uma alimentação equilibrada e saudável é indispensável. Tenha uma dieta repleta de alimentos frescos e naturais e reduza o consumo de industrializados, de frituras e de bebidas alcoólicas. Um nutricionista pode ser um grande aliado nessa missão.
4
Seja paciente e diminua as expectativas
Dê tempo para que o seu corpo e sua mente se adaptem com a corrida, com o impacto e com o desgaste muscular provocado por essa atividade física. Comece de forma gradual, pois isso permite que o corpo vá aprendendo a se recuperar.
Também não se esqueça de reduzir as expectativas e de fazer da corrida um momento prazeroso para você. Aproveite a prática para escutar aquela playlist que você tanto gosta e para se desligar um pouco das cobranças do dia a dia.
5
Use os equipamentos certos
Se você é iniciante, considere que os seus músculos e articulações ainda não estão completamente preparados para o esforço repetitivo que a corrida exige. Então, não exagere no volume e na intensidade.
As roupas de alta compressão também são uma ótima opção para correr, já que elas são capazes de ajudar na redução da vibração dos músculos causada pela atividade e na diminuição da fadiga.