Continua após publicidade

Boa Forma Experimenta: aula de jump

Através do Gympass, nossa editora testa diferentes aulas para contar tudo para você

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 23 nov 2021, 18h06

Sempre que eu passava pela sala da academia e via aquelas pessoas pulando loucamente, com todo entusiasmo do mundo, em um mini-trampolim, eu pensava que devia se tratar de uma outra espécie de seres humanos. Imagina pular repetidamente por 45 minutos e continuar vivo no final? Para mim parecia inconcebível. E justamente por isso eu resolvi experimentar a aula de Jump, como te conto a seguir.

Mas antes, você sabe as vantagens dessa modalidade?

BENEFÍCIOS DA AULA DE JUMP

De acordo com o Journal of Applied Physiology, da NASA, o exercício de rebote (quando você pula no trampolim) é 68% mais eficiente do que correr. Também se descobriu que um indivíduo de 68 kg que gasta 1 hora em um trampolim queimará mais calorias do que a mesma pessoa correndo por uma hora.

Continua após a publicidade

O sistema linfático é uma rede de tecidos e órgãos que ajudam a se livrar das toxinas, resíduos e outros materiais indesejáveis ​​do corpo. Ao contrário do sistema cardiovascular, no qual o coração bombeia sangue automaticamente, o sistema linfático depende puramente do movimento consciente do nosso corpo, como uma bomba. Pular em uma cama elástica pode fazer com que as válvulas linfáticas abram e fechem simultaneamente, o que causará um aumento no fluxo linfático em até 15 vezes.

O exercício na cama elástica ajuda a facilitar o mecanismo natural de desintoxicação do corpo. A mudança na gravidade beneficia todos os músculos e células do corpo e oferece enormes benefícios ao sistema linfático, responsável por eliminar as toxinas.

Estudos demonstraram que o aumento da força nos ossos experimentada durante o rebote os fortalece sem lesões, fortalecendo a densidade óssea, o que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose.

Continua após a publicidade

O rebote em uma cama elástica estimula o vestíbulo no ouvido médio, melhorando automaticamente o equilíbrio.

Você vai trabalhar o corpo todo mas os músculos mais solicitados são os da coxa, para pular constantemente por 45 minutos. Isso, a longo prazo, vai definir a região e também seu bumbum, já que os glúteos também são exigidos.

EXPERIMENTAMOS: AULA DE JUMP

aula de jump
Vamos pular, vamos pular, vamos pular! (skynesher/Getty Images)

Antes de mais nada, eu me sinto na obrigação de esclarecer:

Não foi tão ruim quanto eu pensava! (E não, você não precisa ser de uma espécie mais avançada de humanos para conseguir terminar a aula).

Continua após a publicidade

A aula começa com um aquecimento que serve também para você se familiarizar com o trampolim. Nele você faz alguns exercícios dinâmicos, como juntar o pé direito ao esquerdo e depois o esquerdo ao direito, no ritmo da música. Os pulos ainda não fazem parte da rotina, então tudo está bem no front.

Então começa a aula, que é separada em blocos, divididos pelas músicas. Os exercícios vão desde levar as pernas para trás, uma de cada vez, como se fizesse uma corrida tentando levar o calcanhar até o bumbum; corrida no lugar com os joelhos altos; até os saltos propriamente ditos.

Mas por mais que isso tudo possa assustar, você não precisa fazer no ritmo dos outros alunos. É claro que, quanto mais você subir os joelhos nos saltos, mais você vai ativar os glúteos — e alguns alunos aproveitam bastante para fazer isso — mas, se você não tem a força ou confiança para isso ainda, está tudo bem dar saltos mais “discretos”, como eu fiz.

Os 45 minutos passam relativamente rápido porque a aula é bem ritmada, então é como se você estivesse em uma aula de dança, acompanhando os passos da professora na sua frente junto à batida das músicas — o que me lembra: coordenação é uma coisa que você vai acabar trabalhando bastante nessa aula, para acompanhar os passos da instrutora.

No começo você sente “o coração na garganta” mas é só pegar o ritmo, controlar a respiração (lembrar de inspirar pelo nariz e expirar pela boca ajuda) e seu corpo se adapta nos primeiros 10 minutos.

Eu pretendo voltar para as aulas mais vezes e, quem sabe, virar um desses super-humanos que pulam com o joelho bem alto.

 

Essa aula foi feita na academia BodyTech através do Gympass, benefício que permite você praticar diferentes modalidades em diversas academias pagando apenas uma mensalidade.

.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.