Muita gente, ao começar a treinar, morre de medo de emagrecer e não perder gordura, ficando com o corpo mais flácido. Mas se você apostar nos exercícios certos (e na maneira correta de realizá-los) é possível evitar o problema, sabia?
Foi o que a educadora física e health coach Raquel Quartiero pensou ao criar sua própria metodologia de treino, que engloba o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade, em tradução livre), exercícios de força e movimentos multiarticulares integrados — ou seja, que trabalham, ao mesmo tempo, diversas articulações do corpo.
Aliás, segundo ela, o treino é apenas um dos pilares para um emagrecimento saudável. “A maioria das pessoas se encaixam em dois perfis: aquelas que acham que a perda de peso é algo impossível de alcançar, e por isso nem tentam; e aquelas que acreditam que isso pode ser conquistado em um passe de mágica e apostam em produtos e remédios que prometem milagres. O que prejudica a saúde”, a profissional explica.
Contudo, para ela, o meio-termo existe e é o melhor caminho para os resultados desejados. “Basta aliar o treino eficaz, alimentação estratégica (e sem restrições radicais) e exterminar a autossabotagem — ou seja, parar de acreditar que não é capaz.”
Mas por que o HIIT ajuda a queimar gordura?
“São 12 minutos por dia poderosos que, com os exercícios certos, levam à otimização hormonal e consequentemente melhores resultados quando o assunto é ganhar massa muscular e perder gordura. Isso porque eles trabalham o corpo inteiro e aceleram o coração”, Raquel afirma.
O ideal é executar 20 segundos do movimento e descansar por 10, repetindo tudo isso três vezes. Depois, passar para o próximo.
E quais os melhores? Como a educadora física já explicou, os de alta intensidade e que utilizem as articulações de diversas partes do corpo. Quer ver quais são os 3 melhores de acordo com ela? Confira:
1 – Agachamento
Em pé, mantenha pernas um pouco mais afastadas do que a largura dos quadris e joelhos semiflexionados. Segure uma medicine ball com as duas mãos (se não tiver o acessório, apenas una as mãos) na frente do peito, projete os quadris um pouco para trás e agache o máximo que conseguir, sem tirar os calcanhares do chão.
2 – Burpee
Em pé, mantenha as pernas unidas. Flexione os joelhos e vá agachando até o chão. Posicione rapidamente as mãos à frente do corpo, um pouco mais abertas do que a largura dos ombros, com as palmas tocando o chão (se não conseguir, apoie-se com as pontas dos dedos). Dê um impulso com os pés, saltando para trás. Flexione os braços e desça rapidamente o tronco e os quadris até encostá-los no chão. Mantenha a ponta dos pés tocando o chão.
Faça o movimento de volta, elevando o corpo com os braços e dando impulso com a ponta dos pés, dessa vez para a frente, até colocar-se em pé novamente.
3 – Mountain climber
Em posição de prancha alta, deixe as palmas das mãos e pontas dos pés apoiadas no chão. Mantenha tronco e pescoço em linha reta e o abdômen contraído.
Leve um dos joelhos em direção ao peito e volte, repetindo em seguida com o outro. O movimento deve ser rápido e contínuo.