Sir Paul McCartney, 82 anos: alimentação e treinos do ex-Beatle
Fazendo shows de quase três horas, o músico esbanja disposição e energia
Em seu show no Estádio Monumental do River Plate, na Argentina, Sir James Paul McCartney, de 82 anos, surpreendeu os fãs com seu preparo físico. Durante quase três horas de performance, o ex-Beatle tocou baixo, violão, piano, cavaquinho e bandolim, além de subir e descer escadas algumas vezes.
Por conta do desempenho de dar inveja a muita gente mais nova, o cantor provou que cuida da saúde. Ele já afirmou inúmeras vezes, por exemplo, que não consome carne animal e nem laticínios.
“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos se tornariam vegetarianos”, disse o músico, em campanha do grupo PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
Paul McCartney está sempre acompanhado de seu chef particular, inclusive durante suas turnês internacionais. Bifes de ‘frango falso’, salsichas vegetarianas, hambúrgueres vegan, tofu, arroz integral e uma variedade de frutas e vegetais são algumas das suas exigências.
Além da alimentação regrada, o músico também não abre mão da prática regular de exercícios físicos – ele pratica ioga, musculação e corrida. “Não sou o tipo de pessoa que precisa de um treinador para ficar em forma. Vou observar o que eles fazem e depois copio. Faço um pouco de corrida, um pouco de cardio, alguns pesos, algumas flexões de bola, e sempre faço aquecimento e alongamento antes e depois de cada treino”, concluiu McCartney, em entrevista.
Qual a importância dos exercícios físicos para a longevidade?
Conforme os anos passam, o corpo sente os efeitos do cansaço, mas esse e outros sintomas do envelhecimento podem ser diminuídos com atividades físicas. Os exercícios ajudam a prevenir os riscos que chegam nessa fase, como o Parkinson, o Alzheimer e a sarcopenia, que é a perda bruta de massa muscular.
“É importante lembrarmos que, para iniciar qualquer atividade física, independente da faixa etária, é sempre bacana procurar um médico e fazer um check-up completo para saber se tem algum tipo de lesão, limitação ou restrição. Assim, o educador físico consegue te orientar melhor para aproveitar e se beneficiar de todas as vantagens de cada exercício”, explica Ronaldo Godoi, educador físico e fundador da rede Red Fitness.