Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Contudo, dados apontam que há uma diferença entre homens e mulheres na procura por tratamento.
Dados recentes da plataforma de telemedicina Docway, revelam números que chamam atenção: mais de 70% dos pacientes que buscaram assistência médica relacionada à saúde mental em 2023 são mulheres.
“Desde o início da pandemia, observamos um aumento considerável no número de mulheres buscando ajuda profissional para lidar com questões relacionadas à saúde mental, e no último ano não foi diferente”, afirma Fernanda Segurado, psicóloga e Coordenadora de Psicologia da Docway.
Cuidados com a saúde mental: mulheres x homens
Os números apontaram ainda que, apenas nos últimos 12 meses, mais de 18 mil consultas de psicologia e aproximadamente 3,9 mil de psiquiatria foram destinadas a pacientes do sexo feminino. Em porcentagem, esses números representam, respectivamente, 72,7% e 71,3% do total de atendimentos registrados, reforçando a conclusão de que mulheres, de fato, cuidam mais da saúde mental do que os homens.
“A saúde mental da mulher muitas vezes é afetada por uma série de fatores, incluindo pressões sociais, papéis de gênero, desafios relacionados à maternidade e questões hormonais”, afirma Fernanda.
“É fundamental que as mulheres se sintam apoiadas e compreendidas ao buscar ajuda profissional para lidar com suas emoções e necessidades relacionadas à saúde mental”, complementa.