Falta de disposição para treinar com caneta emagrecedora? Veja o que pode ajudar
Veja 4 ajustes para adaptar a rotina de exercícios quando a disposição para treinar diminui
O tênis está separado, o horário do treino continua reservado, mas a disposição já não é a mesma. Para algumas pessoas, essa mudança pode aparecer durante o tratamento com medicamentos como semaglutida ou tirzepatida, principalmente quando a redução do apetite faz com que comer o suficiente ao longo do dia se torne mais difícil.
Antes de simplesmente abandonar o treino ou insistir no mesmo ritmo, vale observar o que mudou na rotina. Quantidade de alimentos, hidratação, sintomas gastrointestinais e até a intensidade dos exercícios podem interferir em como o corpo responde naquele dia.
1. Reveja quanto você está conseguindo comer
Os medicamentos baseados em GLP-1 atuam em mecanismos relacionados à fome e à saciedade. Com menos apetite, algumas pessoas podem acabar reduzindo bastante a quantidade de alimentos consumidos.
Um artigo publicado em 2025 no The American Journal of Clinical Nutrition, alerta que essa redução pode dificultar a ingestão adequada de energia, proteínas e outros nutrientes. A publicação destaca a importância de acompanhar a alimentação durante o tratamento, especialmente quando a ingestão cai muito.
Se a falta de energia começou junto com uma grande redução na alimentação, vale avaliar a rotina com um nutricionista.
2. Observe como você se sente depois das refeições
Náusea, sensação de estômago cheio e outros desconfortos gastrointestinais também podem atrapalhar o treino.
O estudo “Clinical Recommendations to Manage Gastrointestinal Adverse Events in Patients Treated with GLP-1 Receptor Agonists”, reúne estratégias para lidar com esses sintomas. Entre elas estão fazer refeições menores, comer devagar e evitar alimentos muito gordurosos quando eles pioram o desconforto.
Não existe, porém, um intervalo universal de 1h30 ou 2 horas entre alimentação e exercício para quem usa canetas. Se comer perto do treino provoca mal-estar, o horário e a composição da refeição podem ser ajustados individualmente.
3. Preste atenção à hidratação
Vômitos e diarreia podem aumentar a perda de líquidos, enquanto náusea e sensação de estômago cheio podem dificultar o consumo de água.
A mesma publicação do Journal of Clinical Medicine recomenda manter uma hidratação adequada, principalmente quando existem sintomas gastrointestinais.
Isso não significa que todo usuário precise tomar eletrólitos ou seguir uma quantidade fixa de água por quilo. Clima, alimentação, duração do exercício e quantidade de suor também interferem nessa necessidade.
4. Ajuste o treino sem abandonar a musculação
Quando a disposição cai, reduzir temporariamente carga, volume ou intensidade pode ser uma alternativa a tentar repetir a qualquer custo o desempenho anterior ao tratamento.
O artigo publicado em 2025 no The American Journal of Clinical Nutrition destaca o treinamento de força, associado a uma alimentação adequada, entre as estratégias para ajudar a preservar a musculatura durante a perda de peso.
Essa atenção é importante porque o emagrecimento não acontece exclusivamente às custas de gordura. Uma subanálise do estudo “STEP 1” avaliou a composição corporal de participantes tratados com semaglutida e encontrou redução tanto de gordura quanto de massa magra. Vale lembrar que massa magra não é sinônimo de músculo, já que também engloba água, órgãos, ossos e outros tecidos.
Por isso, um período de menor disposição não significa necessariamente abandonar os exercícios de força. O treino pode ser adaptado ao condicionamento e à resposta do organismo naquele momento.
Quando o cansaço merece atenção?
Se a falta de energia se tornou frequente ou vem acompanhada de tontura, desmaio, vômitos persistentes ou dificuldade para se alimentar e se hidratar, o problema não deve ser resolvido apenas diminuindo o treino.
Nesses casos, é importante conversar com os profissionais responsáveis pelo tratamento para avaliar alimentação, hidratação, dose do medicamento e outras possíveis causas para os sintomas.





