O envelhecimento é um processo que é beneficiado por um estilo de vida saudável. Isso significa que a alimentação adequada, a atividade física e o acompanhamento médico são essenciais para que o passar dos anos seja tranquilo. Além disso, para lidar com o envelhecimento de forma adequada, é fundamental cuidar da mente.
Ao envelhecer de forma ativa psicologicamente, o indivíduo consegue se sentir leve, com a consciência tranquila, entendendo quem é e se aceitando. Sabrina Amaral, psicóloga e hipnoterapeuta clínica, dá cinco dicas para manter a mente ativa durante esse processo.
Busque por conhecimento
“É importante ter uma rotina de estudos para se atualizar sobre o mundo. Entender os avanços tecnológicos e as mudanças, até mesmo de senso comum, fazem com que a mente permaneça ativa e trabalhando, captando cada vez mais informações. Ninguém pode tirar o conhecimento de você”, aconselha a psicóloga.
Entenda que a felicidade é transitória
Sabrina Amaral destaca que é importante lidar com os sentimentos de uma forma leve.
“A ditadura da felicidade é algo irreal. Ela vai e volta, o tempo todo, e está tudo bem. Você pode ter uma vida plena entendendo que os sentimentos mudam a todo momento, ou se sentir sempre triste e infeliz por achar que algo ruim nunca passará. Entender que existem dias bons e ruins te ajuda a acolher seus sentimentos e a lidar com eles de forma mais saudável por toda a sua vida. Aceite aquilo que sente, deixe doer por um tempo. Se permitir sentir fará com que a dor passe mais rápido e com que você volte a se sentir bem”, afirma.
Perdoe
Segundo a especialista, o perdão não consiste em concordar com o outro fez, mas sim se libertar do peso, que pode te deixar preso ao passado. “A mágoa é um sentimento muito poderoso, que pode fazer com que você se sinta doente e diminuir sua perspectiva de vida por um longo período”, acrescenta ela.
Aprenda a dizer não
Dizer não é fundamental para estabelecer limites e fazer com que os outros respeitem as suas vontades. “Aceitar tudo o que te impõem vai te envelhecer aos poucos”, inicia a especialista.
“Se você disser sim quando quer dizer não, o outro nunca saberá que você não gosta. Seja respeitoso, agradeça e posicione-se para que suas vontades também sejam levadas a sério e você se sinta leve por ser quem você é”, completa.
Faça terapia
A terapia é uma excelente alternativa para que o processo de envelhecimento se torne mais saudável. Isso porque ela pode ajudar a lidar com as emoções de forma equilibrada.
“Ver o tempo passando não é tão fácil e saber que você tem um espaço para desabafar sobre isso sem nenhum tipo de julgamento fará com que você passe por esse processo natural de forma harmoniosa, feliz e em paz”, finaliza a psicóloga Sabrina Amaral.