Em junho de 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 20 de março como o Dia Mundial da Felicidade (em inglês, International Day of Happiness). A data tem como principal objetivo enfatizar a importância de manter a alegria entre os povos, de evitar conflitos e guerras sociais e de priorizar a paz, a qualidade de vida e o bem-estar geral.
De acordo com a Cristiane Duez Verzaro dos Santos, psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade Santa Marcelina, a felicidade é um estado emocional que envolve satisfação, contentamento, realização e plenitude
“Uma pessoa que experiencia moment os de alegria, prazer, gratidão, emoções positivas, pode ser considerada feliz. A felicidade é um estado interno em que conseguimos acessar um bem-estar maior, independente de situações que vivemos”, disse.
No entanto, ela lembra que ser feliz não é necessariamente uma tarefa fácil. “Apesar de todos os lembretes que nos imploram para viver e aproveitar ao máximo, não podemos esquecer que vivemos em sociedade e estamos lutando pela nossa própria sobrevivência, o que acaba trazendo, em alguns momentos, sentimentos de egoísmo e angústia“, afirma.
Isso significa que é impossível desfrutar da felicidade o tempo todo, sendo que o mais importante é aprender a encarar as adversidades da vida de uma forma mais serena e mentalmente saudável.
Dicas para ser mais feliz no dia a dia
A seguir, confira algumas medidas simples que podem te ajudar a se sentir mais feliz no seu dia a dia!
- Faça terapia;
- Conheça seus limites e potencialidades;
- Seja gentil com você e perdoe-se;
- Pratique atividade física;
- Tenha empatia e compaixão;
- Mantenha o hábito de agradecer;
- Controle as suas emoções;
- Tenha resiliência.