Continua após publicidade

Controle emocional: o que é e como por em prática?

Profissional explica que o controle emocional permite que as pessoas tomem melhores decisões diante de pressão ou dificuldade

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h37 - Publicado em 25 abr 2024, 10h00

Seja no trabalho, em casa, na faculdade ou qualquer outro lugar, as pessoas precisam lidar, diariamente, com várias emoções positivas e negativas. No entanto, nem todo mundo tem controle emocional, ou seja, sabe controlar e expressar seus sentimentos em determinadas situações.

De acordo com Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, o controle emocional é algo importante para a vida, e não apenas para o âmbito profissional.

“Caso o indivíduo não tenha esse domínio, ele pode apresentar reações inesperadas. Isso costuma ocorrer em casos de muita raiva, empolgação, tristeza ou animação, por exemplo”, ela aponta.

Continua após a publicidade

“As pessoas agem sem pensar, no calor do momento. Após determinado tempo, quando mais calmas, acabam se arrependendo por terem deixado o lado emocional se sobressair”, completa.

Como ter controle emocional?

Segundo a profissional, para ter controle emocional é necessário tentar resistir ao impulso, demonstrando um autocontrole, respirando e pensando antes de qualquer decisão.

Continua após a publicidade

“Além disso, é importante saber controlar suas emoções e conhecer os gatilhos que costumam dispará-las. Dessa forma, a pessoa já tem uma ideia de qual reação pode ocorrer e procurar evitá-la”, ela explica. E completa: “Outro detalhe é aceitar seus sentimentos negativos. Não é correto fingir que eles não existem”.

Outra dica para não se arrepender de atos impulsivos, de acordo com Márcia Karine, é buscar lidar com as situações por meio de uma conversa assertiva. “Para melhor trabalhar as técnicas de controle emocional, é indicado procurar um profissional qualificado”, conclui.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.