No sábado (09/03), às 15h30, na Casa Clã, maior evento feminino da Editora Abril, a psiquiatra Fabricia Signorelli e a psicóloga Iane Kelsman, presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, falam sobre os desafios do TDAH para as mulheres.
Muita gente não sabe, mas os gêneros expressam os sintomas da condição de maneira diferente, sendo que, nas mulheres, eles podem ser menos visíveis, o que atrasa o diagnóstico e atrapalha o tratamento adequado, impactando significativamente a qualidade de vida.
O que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade?
Em entrevista recente à Boa Forma, a Dra. Ana Teresa D’Elia, psiquiatra, explicou que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com forte influência genética, que começa a se manifestar na infância e persiste ao longo da vida.
“O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, os sintomas iniciam na infância, porém, muitas vezes, o diagnóstico não é realizado durante esse período. Resumidamente, é aquela criança desatenta/hiperativa, que tem diversos prejuízos devido à falta de atenção, mas que nunca foi levada para uma avaliação e acaba indo buscar o diagnóstico na fase adulta”, ressalta
“Há o hiperativo/impulsivo, em que predominam agitação, inquietação e impulsividade, o desatento, em que a desatenção, a dificuldade de organização e a falta de foco predominam, e o misto/combinado, no qual o paciente apresenta tanto a hiperatividade quanto a desatenção”, diz a especialista.
Entre os principais sintomas estão:
- Desatenção, com dificuldade para concluir tarefas e para se organizar, por exemplo;
- Distração;
- Procrastinação;
- Inquietação;
- Agitação;
- Impulsividade;
- Dificuldade para relaxar.
Segundo a médica, na infância, os sinais do transtorno tendem a se destacar mais facilmente. “A criança tem muita dificuldade de ficar sentada na cadeira, mexe em tudo, interrompe a aula e fala muito, por exemplo. É importante lembrar que, em meninas, essa agitação tende a ser menos frequentes“, fala.
Como participar da Casa Clã 2024?
A participação na Casa Clã, iniciativa de CLAUDIA e Boa Forma, é gratuita e os ingressos podem ser obtidos no site Sympla. O encontro acontece entre os dias 8 e 10 de março, no Casarão Higienópolis, localizado na Avenida Higienópolis, 758, no bairro da Consolação, em São Paulo.
Casa Clã 2024 é um evento curadoria de @claudiaonline e @boaforma, que tem o oferecimento de @astrazenecabr @merzaesthetics_br @rededor_oficial_star @apsenfarmaceutica @aguasprata @labasqueoficial @donadodoce @ecoflamegarden @studio_w