Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Continua após publicidade

Meditar não é um fazer, é um ato de ser, de se perceber

Pratique a meditação regularmente para colher os benefícios à saúde mental e física

Por Luiza Bittencourt
Atualizado em 17 jun 2024, 17h54 - Publicado em 17 jun 2024, 17h54
meditação
Pratique a meditação regularmente para colher os benefícios à saúde mental e física | (Drazen Zigic/Freepik)

“Não consigo meditar”
“Já tentei e não consegui.”
“Acho que não funciona pra mim, sou muito agitada”.

Essas frases são muito comuns, mas nenhuma delas é verdadeira e eu vou explicar os motivos. Se você já falou alguma delas, esse texto é exatamente para você e vai simplificar as coisas de uma forma incrível.

Finalmente, conseguirá colocar a prática na sua rotina de forma simples e colherá todos os benefícios que deseja: seja reduzir o estresse/ansiedade, seja melhorar o foco, a energia, a qualidade do sino, ter mais inteligência emocional pra lidar com os desafios diários, melhorar sua saúde, etc.

Não existe não conseguir meditar. Meditar não é um fazer, é um ato de ser, de se perceber. Ou seja: se você tem um corpo, uma mente, se respira, parabéns! Será muito bem sucedida em meditação, como qualquer outro ser humano.

Meditação não é sobre relaxar, respirar direito, não tem certo e errado. Todo mundo consegue se perceber e é apenas isso. Os benefícios, pasmem, vem de estar presente e não de fazer ou alcançar algo durante a prática.

Continua após a publicidade

Você se considera uma pessoa agitada ou ansiosa? Então não use isso como desculpa, use como mais uma motivação para praticar diariamente. Você precisa mais do que outras pessoas e te fará muito bem!

Meditação não é sobre esvaziar a mente, porque isso é impossível. Os pensamentos continuarão vindo, mas você treinará sua mente a escolher onde colocorá sua atenção. A não se deixar levar por todos os pensamentos que surgem no dia (que são muito mesmo, de 50 a 80 mil).

Ah, existe sim uma forma de não conseguir meditar… só se levantar e desistir no meio. Então uma dica: lide com esse momento como um autocuidado e não como mais uma obrigação do seu dia, assim fica muito mais leve.

Meditação é como exercício físico… não temos dúvida de que se nos exercitarmos, mudaremos nosso corpo e nossa saúde, certo? Se você colocar a meditação na rotina, mudará sua mente. Mas, se realmente fizer só de vez em quando, não verá muitas mudanças, assim como no exercício físico.

Continua após a publicidade

Faça no horário que for melhor para você, pode sentar ou deitar confortavelmente e desfrute desse momento só seu. Você merece.

Um presente para você! Uma degustação do meu Clube de Meditação Online para começar sua jornada agora: https://clube-de-meditacao.themembers.com.br/convite/degustacao-do-clube-de-meditacao/01h96c3z0s4wv6nf2jv58mxz0z

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.