A principal causa de varizes na adolescência é relacionada à genética. Então, em alguns adolescentes, a genética da mãe, das avós, vai ser tão forte que aí a doença pode se manifestar mais precocemente. Não é normal as varizes aparecerem em adolescentes, pois essa condição é mais comum em mulheres em torno de 45-60 anos.
Quando é muito precoce, na transição da fase de criança para adolescente, pode estar associada à alguma síndrome. Quando a perna fica com muitas varizes, muito inchada e unilateral, é preciso se atentar à algumas síndromes venosas que podem aparecer em crianças e adolescentes.
O tratamento requer a atividade física, movimentando bastante as pernas, fazendo força com as pernas, desenvolvendo a musculatura dos membros inferiores, o uso de meias de compressão, e, em alguns casos, o ideal é realizar uma cirurgia. Se a gente não tiver um bom controle dos sintomas com as medidas clínicas, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Normalmente, a criança ou adolescente não tem tantos fatores de risco para ter varizes, então, se apresentar esse problema, a responsável vai ser mesmo a genética. No entanto, de certa forma, fazer esportes, controlar o peso, ter uma alimentação saudável são alguns cuidados importantes para evitar as varizes.
Dra. Marina Baruffi, cirurgiã vascular.