Quem tem pressão alta pode correr na esteira. Na verdade, para esses casos, é até muito recomendada a prática de exercícios aeróbicos, entre eles, a corrida ou a caminhada em uma esteira ergométrica. No entanto, é importante que a pressão do paciente esteja controlada.
O esforço físico durante a corrida na esteira pode contribuir positivamente para o controle da pressão arterial. Para obter os benefícios da atividade à saúde cardiovascular, é fundamental incluí-la na rotina de maneira regular.
Uma das vantagens da esteira é que ela não tem irregularidades, quando comparada à corrida na rua, então, há um risco menor de queda e um impacto menor.
Quando o paciente está com a pressão descontrolada, a prática de atividade física deve envolver muita cautela, sendo que, em alguns casos, pode até ser necessário interrompê-la.
Esses cuidados são fundamentais para que não ocorra nenhuma complicação mais grave decorrente da pressão alta associada à prática de exercícios.
Para quem é hipertenso, é recomendado medir a pressão antes de iniciar a prática de atividade física. Se a pressão estiver muito elevada (acima de 18 por 11, por exemplo), o exercício não deve ser iniciado naquele momento.
Se a pressão estiver abaixo de 16 por 10, pode praticar atividade física, mas de uma forma menor intensa.
Ao notar sintomas como dor no peito, tontura, sudorese excessiva, falta de ar e cansaço, o melhor a se fazer é procurar um atendimento médico de emergência.
Dr. Marcelo Bergamo, médico cardiologista
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





