O pós-operatório da cirurgia de miopia varia um pouco dependendo da técnica utilizada. Em geral, na técnica LASIK, a maioria dos pacientes experimenta uma melhora significativa na visão dentro de 24 e 48 horas. Na PRK, a recuperação pode demorar alguns dias a semanas.
Quais os cuidados pós-operatórios?
É comum o uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios no pós-operatório imediato para prevenir infecções e controlar a inflamação.
Os pacientes devem usar protetores oculares durante o sono nos primeiros dias para evitar lesões acidentais. Além disso, óculos escuros são recomendados para proteger os olhos da luz solar intensa.
É fundamental ainda ter algumas precauções, por exemplo, não esfregar os olhos, devido ao risco de descolamento do flap, e manter as consultas de acompanhamento, para monitorar a cicatrização e a evolução da correção visual.
A maioria dos pacientes pode retomar atividades normais, como dirigir e trabalhar, dentro de alguns dias. Atividades físicas intensas, no entanto, devem ser evitadas por algumas semanas.
Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, lentes de contato e ceratocone. Instagram: @tiagocesarpf