Não devemos guardar a lente de contato no soro fisiológico.
No mercado, existem soluções conservantes específicas para lentes de contato que, além de conservarem, desinfectam, hidratam e removem as proteínas da lágrima que ficam aderidas à superfície das lentes. O soro fisiológico, por sua vez, não é formulado para manter a limpeza, a desinfecção e a hidratação das lentes, favorecendo a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde ocular.
Vale lembrar que o tempo de armazenamento varia de acordo com o tipo de lente escolhida pelo paciente dentro das opções oferecidas pelo médico. As lentes de contato One Day, por exemplo, são lentes que duram apenas um dia.
Mas também existem as lentes descartáveis de uso quinzenal e de uso mensal, que devem ser colocadas à noite no líquido conservante e devem ser descartadas a cada 15 ou 30 dias, como o nome delas já diz. Além disso, temos lentes feitas para durar de 8 a 12 meses, que também devem ser armazenadas todas as noites na solução adequada.
Então, além de não guardar a lente de contato no soro fisiológico, outro cuidado importante é sempre ficar de olho na validade dela que, normalmente, é indicada pelo fabricante na embalagem.
Dra. Claudia Almeida, oftalmologista e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.