A acupuntura é uma prática que faz parte da medicina tradicional chinesa e que consiste em colocar pequenas agulhas em alguns pontos específicos do corpo. Pela medicina tradicional chinesa, acredita-se que existe uma substância vital no nosso corpo chamada de Qi, que a gente traduz como energia.
Então, quando essa energia (o Qi), está fluindo e circulando de forma correta pelo nosso corpo, nós temos saúde. Porém, se há uma estagnação do Qi, aparece a doença. Nesse sentido, a função da acupuntura é fazer com que o Qi esteja sempre circulando para que a gente sempre tenha bem-estar.
Hoje, na verdade, aqui no Ocidente a gente sabe, por meio de pesquisas científicas, que quando a gente estimula um ponto de acupuntura, estimulamos o nosso sistema nervoso central a produzir algumas substâncias que vão controlar o funcionamento do corpo.
Então, por isso a gente consegue tratar desde desordens emocionais, como depressão e ansiedade, até desordens físicas. Ou seja, a acupuntura é uma técnica que pode ser utilizada para lidar com uma ampla variedade de condições.
São diversos os benefícios da acupuntura. Ela auxilia no controle da dor, desde dores neurológicas, como as cefaleias, até as dores musculares, na qualidade do sono, diminui o estresse e a infertilidade e não tem contraindicação.
A frequência com que o paciente deve ir ao consultório para receber o tratamento com acupuntura é variável, ou seja, depende muito de cada caso. Mas, de forma geral, podemos dizer que, no início, a acupuntura pode ser feita uma vez na semana e, depois, a cada quinze dias, para uma fase de manutenção.
Patricia Adachi, profissional da
harmonização facial, reikiana, ozonioterapeuta e acupunturista