BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que é e para que serve a saliva?

.

Por Giovana Oliveira
Atualizado em 21 out 2024, 22h29 - Publicado em 2 fev 2024, 10h00

A saliva é um elemento fundamental na saúde bucal, desempenhando papéis cruciais na prevenção e manutenção da saúde e aparência dos dentes. Ela é uma mistura complexa de água, enzimas, eletrólitos e proteínas, e é produzida nas glândulas salivares, localizadas na nossa cavidade bucal. Vários fatores podem estimulá-la, por exemplo, presença de alimentos na boca, cheiro e sabor da comida, além de respostas reflexas à mastigação.

Muitas vezes, achamos que a única função da saliva é lubrificar a boca, porém ela é fundamental por diversas outras razões. A saliva atua como solvente, auxiliando na dissolução de substâncias que podem ser detectadas, e tem propriedades antibacterianas e virais, agindo na nossa primeira linha de defesa contra microrganismos invasores.

Já no contexto da digestão, ela possui enzimas, como amilase salivar, que vai iniciar o processo de quebra dos amidos, um passo importante na digestão de carboidratos antes mesmo deles chegarem ao nosso estômago. Então, a saliva não apenas facilita a mastigação e deglutição, mas também desempenha um papel ativo na pré-digestão dos alimentos.

Uma outra propriedade importante da saliva é que ela é vital para a saúde dos nossos dentes, neutralizando ácidos produzidos por bactérias que podem causar cáries e prevenindo a desmineralização do esmalte dental.

Continua após a publicidade

A redução na produção da saliva pode ser causada por diversas condições, como distúrbios nas glândulas salivares, certos medicamentos, desidratação e até mesmo condições como a síndrome de Sjogren.

Os sintomas associados à produção insuficiente da saliva incluem boca seca, dificuldade de deglutição e mastigação, ardor bucal, aumento na incidência de cárie e mau hálito.

A análise da saliva pode fornecer informações valiosas sobre nossa saúde em geral, então, quando temos alterações na quantidade, consistência ou composição da saúde, isso pode indicar a presença de doenças autoimunes, diabetes, e até mesmo condições bucais específicas, entre elas, a periodontite.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Giovana Oliveira, dentista. Instagram: @dra.giovanaoliveira.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.