Na hora de escolher a mochila, é aconselhável dar preferência àquelas com alças largas e acolchoadas, uma parte traseira acolchoada e, se possível, uma cinta peitoral ou de cintura. Isso ajuda a distribuir o peso de maneira mais uniforme.
Com relação ao posicionamento, ela deve ser usada nas costas com as alças ajustadas de forma que fique justa ao corpo, sem pendurar para trás. A parte inferior da mochila deve ficar aproximadamente na altura da cintura ou um pouco acima dela.
Quando pensamos no peso, é fundamental que o usuário não carregue mais do que 10-15% do seu próprio peso corporal na mochila, além de organizar os itens mais pesados para que fiquem mais próximos das costas.
O ajuste das alças deve ser realizado com o intuito de deixá-la mais confortável tanto nos ombros quando nas costas, permitindo que ela se assente confortavelmente sem puxar para trás ou para baixo.
O uso inadequado de mochilas pode favorecer problemas como dor nas costas, má postura e desequilíbrios musculares.
Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista de coluna e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte (NOT).