Os meses infindáveis de isolamento da pandemia levaram a busca de vestimentas mais confortáveis, e os calçados também passaram por isso. Foi nesse momento que o tão falado chinelo nuvem ou “pillow slide” ganhou espaço e logo ultrapassou as barreiras do isolamento e foi parar nos pés de fashionistas e influenciadores por todo o mundo.
Feitos de um material extremamente leve e macio, abraçam os pés como um travesseiro. Sua tira única e larga no dorso deixa os dedos livres e permite que sejam usados também com meias nos dias mais frios.
Mas será que esses calçados são de fato saudáveis para os pés?
Como são feitos de EVA (etileno acetato de vanila), um polímero emborrachado, flexível, extremamente leve, capaz de resistir à pressão e absorver impacto, o chinelo nuvem distribui uniformemente a carga nos pés, reduzindo áreas de pressão e diminuindo dores nestas áreas. Por ter um solado mais robusto, também diminui o stress na fascia plantar, aliviando dores nos calcanhares.
Apesar de tantas vantagens e todo o conforto que oferecem, devem ser utilizados com cautela por pessoas mais idosas ou com dificuldades para a marcha, pois são extremamente aderentes e aumentam o risco de queda.
Dra. Jordanna Maria Pereira Bergamasco, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, do Instituto Cohen. Instagram: @institutocohen