Queda capilar: 6 dicas que ajudam a identificar o problema
Será que o seu cabelo está caindo mais do que o normal?
A queda capilar é um problema que pode se manifestar por anos de uma forma discreta e, por isso, nem sempre é fácil identificá-la.
Normalmente, ela só é percebida quando as falhas ficam evidentes ou quando a pessoa sente que seus cabelos estão sem volume e “minguados”.
Por isso, é importante prestar bastante atenção durante os cuidados com as madeixas para detectá-la o mais rápido possível e, dessa forma, evitar o risco de quadros mais severos.
O Dr. Ademir C. Leite Jr., médico e tricologista, aponta seis sinais que podem ser notados facilmente durante os momentos rotineiros. Confira:
1
Teste do rabo de cavalo
Existem quedas nas quais a pessoa vai perdendo um pouquinho de cabelo por dia. Isso faz com que o problema não chame atenção e leve anos para ser percebido. É nesse sentido que o rabo de cavalo pode ajudar, pois, ao fazê-lo, você consegue sentir o volume dos cabelos ao pentear e prender, avaliando se houveram mudanças na largura do penteado.
2
Demora para “perder o corte”
Você notou que o seu corte está durando mais e que não tem mais a necessidade de atualizá-lo frequentemente? Então, é melhor ter uma atenção redobrada e analisar cuidadosamente a sua saúde capilar.
3
Confira as roupas, toalhas de banho, costas das cadeiras…
Veja se os seus fios de cabelo têm ficado nas suas roupas, nas toalhas de banho e nos lugares por onde você passa.
4
Faça outros exames, além dos de rotina
Se os seus exames de rotina não detectaram nenhuma alteração que possa estar causando a sua queda capilar, considere realizar outros para receber o diagnóstico correto e acabar de vez com esse problema.
Tricograma, trichoscan e a biópsia do couro cabeludo são exemplos de análises úteis para descobrir o motivo da perda dos fios.
5
Avalie o seu estresse
Até mesmo as pequenas tensões do dia a dia podem impactar no nosso corpo, inclusive nos cabelos. Quando passamos por situações estressantes, o organismo aumenta a produção do cortisol, um hormônio que, quando em excesso, provoca várias complicações, por exemplo, diabetes, hipertensão, aumento de peso e queda capilar.
Ter uma boa noite de sono, uma alimentação saudável e se exercitar frequentemente são medidas indispensáveis para manter os níveis hormonais sempre saudáveis. Estas são algumas sugestões de atividades que podem te ajudar: ioga, meditação, caminhada, pilates e alongamento.
6
Dor no couro cabeludo
Apesar de não ser uma regra, a tricodinia, que acontece quando o indivíduo tem dor ou aumento da sensibilidade no couro cabeludo, tem associação com muitos casos de queda de cabelo. Os principais fatores que podem causá-la são: uso de químicas de transformação e doenças fúngicas ou relacionadas a bactérias.
Inicialmente, a tricodinia pode provocar uma simples irritação, porém, se não tratada rapidamente, até mesmo queimaduras podem aparecer. Por isso, se você estiver com um desconforto persistente no couro cabeludo, não deixe de procurar um médico para que o profissional te indique as medidas ideais para melhorar o quadro.
“Hoje o arsenal terapêutico da Tricologia e da Terapia Capilar é muito amplo e muito vasto. A pessoa não precisa desenvolver um grau avançado de queda para ter respostas ou abordagens que combatam os problemas. Há mais clareza nos diagnósticos e opções variadas para combinar dentro dos tratamentos individuais. Não precisa ficar careca”, conclui o Dr Ademir.