Os sinais de que você está emagrecendo (ou seja, perdendo gordura) são diferentes dos sinais de que você está perdendo peso.
Enquanto o número na balança estiver caindo, você não pode dizer exatamente que sua dieta e plano de exercícios estão funcionando porque isso pode significar perda de massa magra saudável (músculos), fazendo com que sua composição corporal continue a mesma — ou seja, você pode pesar 90 kg e ter 40% de gordura corporal ou pesar 70% e ainda ter 40% de gordura corporal.
Para o emagrecimento saudável, você quer perder a gordura e não o necessariamente diminuir o peso na balança. Mas então como medir esse progresso?
Bom, além do teste de bioimpedância, que mede exatamente a porcentagem de gordura e massa muscular, você também pode dar uma olhada nos seguintes sinais:
☻1. Você não está com fome o tempo todo
Se você está mudou sua dieta para incluir mais proteínas e menos carboidratos e gordura, poderá perceber que se sente satisfeito mais rapidamente.
Isso ocorre porque os aminoácidos da proteína dietética enviam um sinal de satisfação ao cérebro – e esse sinal não é enviado pela ingestão do mesmo número de calorias em gordura ou carboidratos.
Boas notícias para vegetarianos e veganos: um estudo de 2013 descobriu que o sinal de satisfação é mais forte com proteínas vegetais do que com proteínas de origem animal.
☻2. Sua sensação de bem-estar melhora
Perder gordura pode levar a uma melhoria geral no seu bem-estar psicológico. As pessoas relatam sentir mais vitalidade, mais autocontrole, menos depressão e menos ansiedade do que sentiam antes da perda de gordura.
Se você ainda não está sentindo esses benefícios emocionais, não desista: os participantes de um estudo não relataram essas melhorias até aos 12 meses
☻
3. Suas roupas ficam diferentes
Você pode perceber que não precisa pular para vestir a calça jeans, mesmo antes de notar uma grande diferença na balança — o que pode motivá-lo a continuar fazendo o que está fazendo.
Em um estudo de 2017, cerca de 77% das mulheres e 36% dos homens disseram que estão motivados a perder peso para melhorar a forma como as roupas se ajustam ao corpo.
☻4. Você está percebendo alguma definição muscular
Pode levar algum tempo – geralmente semanas ou meses – para aumentar a força e ver a definição muscular. A rapidez com que você percebe as mudanças dependerá do seu corpo e do tipo de exercício que você incorporou ao seu plano.
☻
5. As medidas do seu corpo estão mudando
A diminuição do tamanho da cintura é uma boa notícia para sua saúde geral. Os pesquisadores acompanharam 430 pessoas em um programa de controle de peso de 2 anos e observaram que uma redução na medida da cintura estava associada a melhores resultados na pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol.
☻
6. Sua dor crônica melhora
A perda de gordura pode ajudar a diminuir a dor, especialmente nas áreas do corpo que suportam peso, como a parte inferior das pernas e a parte inferior das costas.
Ter mais músculos do que gordura significa um maior suporte para seu esqueleto, evitando que o trabalho fique todo com as articulações.
7. Você vai ao banheiro com mais ou menos frequência
Mudar o que você come pode afetar seus padrões de evacuação.
Eliminar a carne e adicionar mais folhas verdes e vegetais à sua dieta pode melhorar a constipação, enquanto adicionar mais proteína animal à sua dieta (como fazem muitas dietas paleo e ceto) pode tornar algumas pessoas mais propensas à constipação.
Se você está preocupado com as diferenças nos movimentos intestinais ou se elas estão interferindo na sua produtividade, pode ser uma boa ideia conversar com um nutricionista ou profissional de saúde sobre como ajustar seu plano para melhorar sua saúde intestinal.
☻8. Sua pressão arterial está caindo
O excesso de gordura pode ter um efeito negativo na pressão arterial, tornando-o vulnerável a derrames e ataques cardíacos.
Uma maneira de reduzir a pressão arterial é perder peso com uma dieta mais saudável e mais movimento. Se você está perdendo gordura, está reduzindo a pressão sobre o coração e começando a normalizar a pressão arterial.
9. Você ronca menos
O ronco tem uma relação complicada com o peso. Os pesquisadores descobriram que as pessoas (especialmente as mulheres) que têm síndrome metabólica (um precursor do diabetes) têm tendência a roncar.
Na verdade, o ronco e a apneia do sono podem até causar ganho de gordura. Por esse motivo, a perda de gordura costuma ser uma das terapias direcionadas para pessoas que roncam e têm distúrbios do sono.
☻10. Seu humor melhora
Fazer mudanças saudáveis em seus hábitos alimentares pode levar a um melhor humor e mais energia.
Em um estudo de 2016, os pesquisadores descobriram que uma dieta com alta carga glicêmica composta por biscoitos, batatas, biscoitos, bolos e bagels, que tendem a causar picos de açúcar no sangue, levou a 38% mais sintomas de depressão e 26% mais fadiga do que uma dieta de baixa carga glicêmica.
Se suas escolhas alimentares estão causando menos picos e quedas no nível de açúcar no sangue, você provavelmente está sentindo alguns dos benefícios emocionais e psicológicos decorrentes da perda de peso.