O que será que acontece com o seu corpo se você parar de comer açúcar? Reduzir o consumo desse alimento pode fazer muita diferença. Afinal, a ingestão excessiva de açúcar está relacionada à uma série de problemas de saúde, entre eles, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta, derrame e cárie dentária.
Sabemos que cortar ou diminuir o açúcar envolve diversos desafios. No início, você pode até mesmo sentir abstinência, que tende a melhorar com o passar do tempo.
De acordo com a Carol Brito, nutricionista e docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a retirada do açúcar pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles, irritabilidade, ansiedade, agitação e dores de cabeça.
“Isso ocorre devido á alta quantidade de dopamina e endorfina liberada pelo açúcar, hormônios que proporcionam uma sensação de prazer. Ao reduzir o consumo, o corpo sente a falta dessa substância, aumentando os níveis de cortisol e provocando estresse”, explica.
No entanto, após esse período de adaptação, vem a parte boa. “O corpo humano não precisa de açúcar refinado para obter energia. Carboidratos complexos, presentes em frutas, legumes e grãos integrais, são fontes de energia mais saudáveis e duradouras”, informa ela.
A seguir, conheça cinco benefícios que você pode obter ao limitar o açúcar na sua dieta. Confira!
Benefícios da redução do consumo de açúcar
1Acelera o metabolismo
Quando consumido com frequência, o açúcar pode levar à desaceleração do metabolismo, dificultando a manutenção de um peso saudável.
2Diminuição da retenção de líquido e inchaço abdominal
O açúcar pode causar a retenção de líquido e os inchaços no corpo. Por isso, ao reduzir o consumo dele, é possível notar a melhora desses desconfortos.
3Regulação da fome e saciedade
Por provocar picos de insulina, o açúcar estimula a fome e a vontade de comer mais. Ao reduzi-lo, é possível equilibrar os níveis de insulina no sangue, controlando o apetite.
4Diminuição nas chances de doenças
O consumo de açúcar desencadeia uma reação inflamatória no organismo, a oxidação das células, altos níveis de glicose no sangue e uma maior concentração de gordura na barriga, fatores que estão associados a um aumento do risco de várias doenças.
“O estoque de gordura na barriga estimula o pâncreas a liberar mais insulina. Processo que, a longo prazo, acarreta a aterosclerose (placas de gordura nas artérias), entre outros riscos cardiovasculares”, conta o nutricionista Luciano Bruno.
Exagerar no açúcar também pode favorecer o desenvolvimento de ovário policístico, diabetes e candidíase.
5Melhora da digestão
O excesso de açúcar pode afetar negativamente a flora intestinal, resultando em sintomas como gases, diarreia, inchaço e dor abdominal.