Chegou o mês de dezembro, o mais festivo do ano! E, para entrar no clima, a Boa Forma degustou uma seleção de panetones artesanais para quem quer fugir do convencional e descobrir novos sabores.
E é claro que, quando falamos “artesanais”, não podemos esquecer que essa é uma categoria de produtos que se destaca, principalmente, devido à qualidade dos ingredientes usados e à atenção extra durante o preparo.
Aqui na redação, recebemos 10 panetones artesanais de diferentes marcas e, a seguir, você confere o que achamos de cada um deles. Vem ver!
EXPERIMENTAMOS 10 PANETONES ARTESANAIS
Sonhottone - St. Marche
O St. Marche, rede de supermercado de bairro, traz panettones exclusivos produzidos pelo time de padaria e confeitaria da marca. Além dos sabores tradicionais, como o de frutas cristalizadas e gotas de chocolate, também apresenta as opções de limão, doce de leite e nozes, trufado de avelã, salgado, cenoura com chocolate, madre chocolate com damasco e sonhottone, que foi o escolhido para a degustação feita pela redação de Boa Forma.
O sonhottone possui uma massa de fermentação natural, macia e amanteigada com notas de laranja e baunilha, e um recheio cremoso de sonho.
– Comentário: “Este sonhottone é simplesmente perfeito para quem é fã do famoso sonho que a gente encontra nas padarias. Sua massa leve e fofinha combina perfeitamente com o creme super saboroso que faz parte do recheio, e a sua cobertura dá uma crocância sem deixá-lo muito doce e enjoativo”.
Panetone Recheado de Brigadeiro Belga - Pão de Açúcar
Todos os anos, as padarias das lojas do Pão de Açúcar desenvolvem receitas próprias e, para este Natal, a novidade é o Panetone Recheado de Brigadeiro Belga.
– Comentário: “Seguindo a proposta de produto trufado, ele é bem recheado, com bastante brigadeiro no meio e na cobertura, junto com chocolate granulado. Por esse motivo, tem pouca massa no meio. Massa e recheio gostosos!“.
– Comentário: “O recheio é bem marcante, com uma boa consistência. O granulado também é ótimo”.
Pane al Cioccolato - Nonna Rosa
Este ano, a Osteria Nonna Rosa apresente o Pane al Cioccolato, feito com chocolate ao leite, chocolate 70% cacau e avelãs caramelizadas. É um produto que conta com fermentação natural, um processo que dura cerca de três dias. Sua embalagem belíssima o torna ideal para presentear.
– Comentário: “Tem uma massa leve, porém mais sequinha, e pouco chocolate”.
– Comentário: “Chocolate muito bom e massa leve. Não é muito doce”.
Panetone de Chocolate Branco com Mirtilo - Casarìa
A Casarìa, casa de pães e doces localizada no bairro Jardins, na capital paulista, traz três opções de panetones para este Natal, seja para consumo próprio ou para presentear.
Além da versão tradicional, com uvas passas, laranja e cupuaçu cristalizados, há o chocotone incrementado por gotas de diferentes tipos de chocolate e o de mirtilo, que mistura a acidez da fruta com a doçura do chocolate branco.
Todos os produtos contam com uma massa de fermentação natural super leve e um topo enfeitado com crosta de açúcar de confeiteiro e amêndoas laminadas.
– Comentário: “Este chocotone tem uma massa parecida com a de bolo e muito gostosa, mas tem poucas frutas”.
– Comentário: “A parte de cima é bem molhadinha e tem açúcar na medida certa”.
Chocotone recheado com Brigadeiro de Pistache - Carmella
Entre os destaques da Carmella para este Natal estão os chocotones recheados, como o de Brigadeiro de Pistache, o de Doce de Leite com Especiarias e o de Brigadeiro Belga ao leite.
Além do recheio com brigadeiro de pistache, este produto conta com gotas de chocolate na massa e uma cobertura feita com chocolate branco e decorada com pedaços de pistache.
As encomendas devem ser feitas pelo Whatsapp da loja, e as entregas ocorrem de forma agendada, apenas na cidade de São Paulo e com taxa de entrega calculada de acordo com o endereço.
– Comentário: “Massa maravilhosa, o sabor do pistache não é tão forte, mas, ainda assim, é ótimo!”.
– Comentário: “Chocolate da cobertura é ótimo, não é gorduroso”.
Panetone Trufado de Negroni - PARTAGER Gastronomia
Desenvolvido pelo chef Gustavo Pereira, este panetone trufado de negroni possui fermentação natural com frutas cristalizadas, recheio de 450 gramas de brigadeiro belga de Negroni com cobertura de chocolate belga Callebaut 54%, amêndoas laminadas torradas e castanhas trituradas. Sua decoração é feita com 3 medalhas de chocolate.
– Comentário: “Recheio de chocolate bem equilibrado, não é muito doce. Massa de panetone de verdade”
– Comentário: “Massa perfeita! Tem um equilíbrio sensacional entre o doce e a uva passa”.
Panetone de Chocolate ao Leite e Amarena - Padaria St. Chico
A St. Chico, padaria artesanal, trouxe novidades para este Natal. Além do panetone tradicional, a chef-padeira Helena Mil-homens preparou o Panetone de Chocolate ao Leite e Amarena.
“Nossos panetones são compostos por 15% de fermento natural e ainda ficam por dois dias fermentando”, explica Helena. “É uma receita um pouco mais francesa e ficam mais densos que os panetones italianos. Nossa massa tem um maior teor de gordura do que a versão conhecida aqui no Brasil”, complementa.
– Comentário: “Massa sequinha e falta um pouco de frutinhas“.
– Comentário: “Apesar da massa ser bem fofinha, ela não lembra muito sabor de panettone”.
Panettone Artesanal - GoodBom
Para este Natal, o supermercado GoodBom apostou na fabricação própria de Chocottone e Panettone. “Nós percebemos que os nossos clientes estão cada vez mais exigentes e interessados em experimentar produtos mais artesanais, fugindo um pouco do industrializado que estão
acostumados. Por isso, nós investimos na capacitação dos nossos funcionários, na compra de matérias-primas de qualidade e na criação de receitas exclusivas, que atendam aos diferentes gostos e preferências do nosso público”, afirma Leila Silva de Almeida, compradora do GoodBom, Os panetones da rede estão disponíveis nas lojas do GoodBom localizadas na região metropolitana de Campinas e os preços variam de R$3,89 até R$36,99.
– Comentário: “Massa leve, molhadinha e com bastante fruta”.
– Comentário: “Panettone excelente! Massa muito macia“.
Panettone Artigianale Naturale/RM - Casa Santa Luzia
Seguindo técnicas italianas, os panetones da Casa Santa Luzia são preparados artesanalmente fazendo uso de farinhas especiais, gema de ovos caipira e uma quantidade maior de manteiga, que deixa a massa mais macia e hidratada. Os produtos também envolvem um longo processo de fermentação e sua massa é livre de adição de aromas artificiais. O sabores disponíveis são: Panettone Artigianale Naturale/RM, Panettone Artigianale al Cioccolato Fondente/RM, Panettone Artigianale al Pistachio, Panettone Artigianale all’arancia e prossecco/RM e Panettone Artigianale ai Frutti di Bosco/RM.
As opções marcadas com “RM” foram desenvolvidas pelo consultor da casa, o italiano Raffaele Mostaccioli, padeiro, pizzaiolo e confeiteiro que já trabalhou na Itália, ,França e Inglaterra.
A Boa Forma experimentou o Panettone Artigianale Naturale/RM e o Panettone Artigianale al Cioccolato Fondente/RM.
O Panettone Artigianale Naturale/RM possu uvas-passas, laranja cristalizada, cidra glaceada, favas de baunilha, suco de laranja natural, vinho do Porto e raspas de laranja e limão siciliano.
– Comentário: “Uvas passas enormes, uma delícia!“.
– Comentário: “Delicioso, massa fofinha e sabor muito gostoso de panettone. Super bem recheado de uvas passas“.
Panettone Artigianale al Cioccolato Fondente/RM - Casa Santa Luzia
É recheado com gotas de chocolate belga meio amargo, vinho do Porto e baunilha natural. Tem uma cobertura açucarada de creme de amêndoas.
– Comentário: “Sabor bom, mas a massa é bem sequinha.“.
– Comentário: “Chocolate gostoso, lembra uma massa folheada“.