Emagrecer é um desejo de muitas pessoas. E para que o objetivo seja atingido, realizar mudanças no estilo de vida é essencial! O problema é que isso parece ser cada vez mais desafiador. Segundo a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), apenas 25% da população brasileira apresenta um peso saudável.
“Evidências científicas reforçam que, para sair do efeito sanfona, além de fazer dieta e exercício, é necessário mudar a forma de se relacionar com a comida e aprender a gerenciar o peso. Contudo, para conseguir adquirir consciência disso, não se deve contar calorias, e sim, ter atenção com o valor nutricional dos alimentos que se ingere nas diversas refeições do dia”, comenta a nutricionista especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP, Inarí Ciccone.
Ela explica que a reeducação alimentar é o processo mais efetivo para isso. Ele traz como resultado, além da perda de peso, mais noção sobre os efeitos que cada alimento gera no corpo — e, é claro, na nossa saúde.
“Por exemplo, uma pessoa que acorda cansada, faz um café da manhã pobre em nutrientes (como uma xícara de café adoçado com açúcar refinado e biscoito água e sal com manteiga/margarina) e sai para trabalhar. Fica estressada no deslocamento, chega ansiosa para cumprir todas as demandas do dia, almoça um prato com salada de alface e proteína, trabalha o resto do dia, muitas vezes tomando muito café. No final do dia, essa pessoa chega exausta, sem energia e provavelmente morrendo de fome, uma vez que suas refeições não foram suficientes em nutrientes”, adverte ela.
Normalmente, o aumento da fome à noite e a falta do consumo de alimentos ricos em fibras ao longo do dia levam à maior ingestão de itens ricos em carboidratos refinados, proteínas bastante gordurosas e pouca atração por legumes e vegetais. Tudo isso atrapalha a produção de hormônios enquanto dormimos e a qualidade do nosso sono.
E para ajudar quem pode estar nessa situação, ou que realmente deseja emagrecer sem recuperar o peso perdido depois, a especialista lista três estratégias que realmente funcionam para um emagrecimento eficiente:
1COMA PARA NUTRIR O CORPO
Os alimentos são fontes de inúmeros nutrientes que nosso corpo necessita todos os dias. Pensando além das calorias, vale lembrar que o que comemos precisa fornecer vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, carboidratos e gorduras suficientes para o bom funcionamento do corpo e do sistema imunológico.
“Leve isso em consideração na hora de escolher o que você coloca no prato.”
FAÇA UM BOM CAFÉ DA MANHÃ
Inclua alimentos nutritivos e ricos em fibras no café da manhã. Isso ajuda na melhora da energia e da produtividade, além de reduzir a fome à noite.
3COMA MAIS LEVE NO JANTAR
Promova o déficit de energia no jantar. Vegetais, legumes e proteínas magras são boas opções para essa refeição e para ter uma boa noite de sono, importante marcador de saúde.
“Selecione bem os alimentos, e isso irá refletir na sua composição corporal e na sua saúde física e emocional”, finaliza a nutricionista.