Tomate é fruta ou legume? Você com certeza já ouviu essa pergunta por aí ao longo da vida – e também já teve as suas dúvidas sobre o assunto! -, mas uma coisa é certa: independente da definição, o tomate tem muitos benefícios para a saúde.
Para começar, vamos esclarecer: o tomate é uma fruta nativa da América do Sul, e possui muitas variedades (como o italiano ou o cereja). Acontece que, apesar de ser uma fruta, ele é mais comumente preparado como um legume – é bem difícil ver alguém comendo um tomate da mesma forma que come uma maçã ou uma banana, certo?
O que faz dessa uma fruta tão versátil é que ela pode ser preparada e consumida de muitas maneiras: crua, cozida ou processada (como os tomates em conserva ou secos), e oferecem uma gama de vitaminas e minerais que tornam o tomate uma ótima escolha para quem quer uma alimentação mais saudável.
Os tomates ainda têm baixas calorias e gorduras, mas são ricos em outros importantes micronutrientes e compostos como os beta-carotenos (um antioxidante poderosíssimo).
OS BENEFÍCIOS DOS TOMATES
Se você precisa só de um empurrãozinho para colocar mais tomates no seu prato, anote aí a lista de benefícios da fruta:
1Melhora a saúde do coração
Como contém uma boa quantidade de antioxidantes, o tomate, assim como outros alimentos, pode ajudar a proteger o coração contra doenças crônicas, diminuindo as chances de coágulos sanguíneos, melhorando a pressão sanguínea e diminuindo os marcadores inflamatórios e o estresse oxidativo do organismo. Fora isso, também ajuda na redução do colesterol ruim (o chamado LDL) e é rico em potássio, essencial para um coração saudável – são 427 miligramas por xícara, mais de um quarto do consumo diário necessário para mulheres adultas.
2Melhora a saúde da pele
Sim, da pele. Todo mundo sabe como a nossa pele é um reflexo do nosso estilo de vida, e isso inclui a nossa alimentação. Os tomates têm um tipo específico de antioxidante, chamado licopeno, que ajuda a prevenir contra alguns tipos de câncer e também a proteger a pele contra a ação dos raios UV.
Existem estudos que provam que suplementos à base de tomate e alimentos ricos em carotenoides aumentam os níveis de fotoproteção da pele – mas isso, claro, não significa que você pode deixar o protetor solar de lado.
Como se não bastasse, os tomates ainda são ricos em vitamina C, a queridinha do skincare, que ajuda a promover a integridade da pele, colaborando para o funcionamento do colágeno e a estrutura e formação da pele.
3Pode proteger contra o câncer
Já existem estudos que exploram a ação dos carotenoides, como o licopeno, na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e de pele, apesar de mais pesquisas ainda serem necessárias para comprovar essa ação preventiva. Porém, sabe-se também que o consumo frequente de antioxidantes de forma natural (ou seja, por meio dos alimentos), é uma das melhores maneiras de prevenir contra o câncer.
4Colabora com a saúde ocular
Os carotenoides são famosos quando o assunto é a visão. Isso porque esses compostos acumulam na retina, no fundo do olho (a chamada região mácula), e funcionam como antioxidantes que protegem contra os danos causados pelos radicais livres nas células dessa região, além de protegerem contra condições como a degeneração macular relacionada à idade, cataratas e deslocamentos de retina. Também podem ajudar contra os efeitos nocivos causados pela luz azul.
5Promove a saúde do intestino
Por ser uma fruta composta por 95% de água e mais de um grama de fibras por porção, o tomate é um ótimo aliado da saúde intestinal, já que colabora para a digestão regular, o que, por sua vez, é importantíssimo para o funcionamento do sistema imune e também para a saúde mental.