Táticas para evitar a desidratação e aproveitar o Carnaval
Beba água, use roupas leves, abuse do protetor solar e caia na folia sem se preocupar!
Pular carnaval é bom demais! Mas para a quarta-feira de cinzas não ser mais amarga do que já é (pelo fim da festança), é preciso tomar alguns cuidados para evitar a ressaca. “Durante o Carnaval as pessoas passam horas sem comer e ingerem bebidas alcoólicas, que podem potencializar a desidratação e comprometer o organismo”, comenta Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo.
Cuidado com o sol
Ainda estamos na época mais quente do verão, por isso, ao sair de casa, não se esqueça de passar o protetor solar (no rosto e no corpo). A exposição ao sol e a transpiração em excesso podem aumentar o risco de desidratação e evoluir para uma insolação. Trata-se do aumento da temperatura corporal, por conta da exposição prolongada ao sol intenso, que pode causar mal-estar (como tonturas e náuseas) e perda de nutrientes importantes. Por isso, faça de acessórios como óculos de sol, viseira e chapéu seus aliados.
Para evitar esses problemas, beber muita água é imprescindível, mas a quantidade é individual, pois depende da rotina e do organismo de cada pessoa. “Mas uma meta inicial de 2 litros por dia é recomendada nesse período”, afirma o médico.
Prevenção
- Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas
- Use protetor solar no corpo e no rosto, bem como óculos escuros e proteção para a cabeça
- Beba muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água mineral, de coco e sucos de frutas naturais
- Isotônicos podem ser usados com moderação, pois eles fazem a reposição dos sair minerais, mas têm em sua fórmula uma grande quantidade de sódio