A verdade sobre soltar gases durante os treinos: entenda o que acontece no corpo

Profissional explica o que pode causar essa situação durante a prática de atividades físicas e como evitar a formação de flatulências

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 17 fev 2025, 10h24 - Publicado em 16 fev 2025, 10h00
soltar gases no treino
Gases enquanto treina? Veja a causa (wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu vontade de soltar gases no treino. Nós sabemos que, embora isso seja uma coisa muito comum, não deixa de ser uma situação embaraçosa – por mais que só nós mesmos saibamos o que está se passando dentro da nossa barriga.

Mas, afinal, por que essa necessidade costuma surgir na hora de se exercitar? Aqui, vamos explicar o motivo!

Por que dá vontade de soltar gases no treino?

De acordo com Niket Sonpal, médico e professor clínico assistente no Touro College of Osteopathic Medicine, de Nova York, existe uma série de motivos para que você sinta vontade de soltar gases no treino.

A primeira, segundo ele, é a respiração pesada. “Esse excesso de ar fica preso no trato digestivo, apenas para ser liberado pelo ânus”, explica.

Continua após a publicidade

Já a segunda possibilidade é que as atividades físicas podem acelerar o processo digestivo. “Exercícios aeróbicos ajudam a mover os alimentos pelo processo digestivo mais rápido e causam a liberação de gases presos no trato digestivo.”

E, no caso dos exercícios de força, também acontece o mesmo. “Sempre que você faz um treino contraindo os músculos do core, você contrai o cólon também, literalmente empurrando o ar para fora”, acrescenta Sonpal.

Tem como acabar com esse problema?

Embora você não possa eliminar totalmente o risco de ter vontade de ir ao banheiro na hora do treino, existem algumas coisas que podem tornar essa situação menos provável.

Continua após a publicidade

“Fique longe de alimentos que produzem gases antes do treino, como trigo, milho e batata, e vegetais como brócolis, repolho, lentilha e couve-flor”, orienta o médico, complementando que, pelo mesmo motivo, também é indicado evitar água gaseificada.

“Durante o treino, concentre-se na respiração e tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Dessa forma, você engole menos ar e, por sua vez, tem menos vento para a trombeta tocar”, complementa Sonpal.

E, para finalizar, lembre-se de que comer é simplesmente um fato da vida — nenhuma academia ou aula de ioga está imune. “Tentar segurar pode levar à distensão, inchaço e cólicas”, finaliza o profissional. E vale lembrar que, nas palavras de Shrek, “melhor fora do que dentro”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.