Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como manter a rotina de treino durante as festas de fim de ano?

Confira as melhores estratégias para não perder a motivação e continuar se movimentado mesmo em meio à correria desta época

Por Juliany Rodrigues
9 dez 2025, 14h00 •
Como manter a rotina de treino durante as festas de fim de ano
Como manter a rotina de treino durante as festas de fim de ano? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • O fim de ano costuma ser uma época em que a correria aumenta e a sobrecarga física e mental bate forte. Além do cansaço acumulado ao longo dos meses, as confraternizações, as preparações para as festas e os prazos apertados deixam a rotina completamente fora do eixo — e, com isso, os treinos regulares podem acabar perdendo o espaço na agenda.

    A falta de movimento pode trazer algumas consequências negativas, por exemplo, piora do humor e da energia, aumento de dores no corpo, sensação de rigidez e mais dificuldade para lidar com o turbilhão típico deste período.

    Para continuar se mexendo mesmo em meio à correria das festas de fim de ano, você pode adotar algumas estratégias simples que fazem toda a diferença para dar aquele “boost” na motivação. Confira a seguir as dicas de Boa Forma!

    Como manter a rotina de treino durante as festas de final de ano?

    Experimente diferentes modalidades

    Uma das maneiras mais eficazes de manter a motivação para treinar no fim de ano é explorar diferentes modalidades, afinal, algo novo traz empolgação e deixa tudo mais interessante.

    Além da tradicional musculação, você pode aproveitar o momento para tentar aquela atividade que sempre quis experimentar, por exemplo, yoga, lutas, esportes ao ar livre, pilates ou ciclismo.

    Não se esqueça que a atividade física vai além de resultados estéticos

    Praticar atividade física regularmente oferece diversos benefícios, entre eles, regulação do apetite, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.

    Continua após a publicidade

    Especialmente durante o fim de ano, quando podemos ficar mais sobrecarregados e ansiosos, os exercícios contribuem para o alívio do estresse e de outros sintomas mentais, favorecendo a produção de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como a serotonina e a endorfina.

    Invista em uma roupa nova

    Parece bobeira mas comprar um conjunto de ginástica que faça você se sentir bem vai dar aquela motivação extra para achar um motivo para usá-lo.

    Em uma pesquisa realizada com dois mil frequentadores regulares de academias, 9 em cada 10 pessoas se sentem motivadas a sua mais simplesmente colocando roupas que gostam.

    Para 79% dos entrevistados, possuir peças “bonitas” é um passo crucial para atingir suas metas de condicionamento físico.

    Continua após a publicidade

    “A confiança é metade da batalha, e ter acessórios de treino que destaquem seu trabalho duro realmente ajuda a motivá-lo”, disse Alex Hanson, cofundador da Barbell Apparel, que realizou a pesquisa.

    Coloque diversão na atividade

    Convidar amigos para treinar com você ou malhar ouvindo as músicas que você gosta são maneiras simples de deixar a atividade física mais agradável, o que pode fazer toda a diferença na sua motivação.

    Estabeleça uma meta semanal

    Defina a frequência das aulas ou treinos como uma meta semanal. E, de acordo com o seu desempenho, procure se recompensar por ter cumprido esse objetivo, de preferência fazendo algo prazeroso para você.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.