Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Exercícios simples para não deixar a atividade física de lado nas festas

Veja exercícios que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de equipamentos

Por Juliany Rodrigues
11 dez 2024, 18h00 • Atualizado em 13 dez 2024, 14h12
treinos rápidos fim de ano
Treinos express para fazer nesta época corrida do ano | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • O fim de ano chegou e, com ele, vem a correria para resolver as pendências do trabalho, organizar as festas, se preparar para as viagens, comprar presentes e acabar com a lista de afazeres antes da virada. Nesse turbilhão de responsabilidades, muitas pessoas acabam deixando a atividade física de lado.

    Mas, calma: é possível sim manter o corpo em movimento mesmo com a agenda cheia. Nesta matéria, a educadora física Brígida de Almeida Sousa, professora da Academia Gaviões, revela alguns exercícios simples e eficazes que você pode fazer em qualquer lugar e sem a necessidade de utilizar equipamentos específicos. Veja:

    Treinos express para fazer no fim de ano

    Agachamento

    A educadora física afirma que o agachamento é um exercício completo, pois ativa vários músculos ao mesmo tempo, especialmente glúteos e coxas.

    “Para realizar corretamente, posicione os pés na largura dos ombros e agache, mantendo a coluna ereta e ativando o core. Faça três séries de 15 sequências, com descanso de um minuto entre as séries”, ensina ela.

    .
    (Ketut Subiyanto/Pexels)

    Afundo

    O afundo é um movimento que desafia as pernas. “Durante o movimento, certifique-se de que o joelho da frente forme um ângulo de 90 graus e que o de trás quase toque o chão. Para obter bons resultados, realize três séries de 10 repetições por perna, com 60 segundos de descanso entre as séries”, orienta.

    Continua após a publicidade
    Mulher fazendo afundo
    (iprogressman/Thinkstock/Getty Images)

    Flexões

    As flexões promovem o fortalecimento de peito, ombros e tríceps, além de contribuírem para a melhora da postura.

    “Faça quatro séries de 10 a 15 sequências, com um minuto de descanso entre elas. Se as tradicionais forem difíceis no início, você pode começar apoiando os joelhos no chão, facilitando o movimento”, diz.

    Mulher fazendo flexão
    (Luciano Munhoz/Luciano Munhoz)

    Prancha isométrica

    A prancha isométrica é um exercício que trabalha o abdômen e as costas, auxiliando na prevenção de lesões e no fortalecimento dos músculos estabilizadores.

    Continua após a publicidade

    “Minha recomendação é começar com 30 segundos e, com o tempo, aumentar a duração”, fala Sousa.

    Mulher fazendo prancha isométrica
    (Nikolas_jkd/Thinkstock/Getty Images)

    Abdominal

    Quando executado do jeito certo, o abdominal colabora para a postura e a estabilidade corporal. Durante a realização desse exercício, um dos cuidados essenciais é evitar usar os braços para impulsionar o movimento, pois isso pode causar problemas no pescoço.

    “Realize de três a quatro séries de 15 a 20 repetições, com descanso entre elas para evitar sobrecarga na região cervical”, destaca.

    dor lombar abdominais
    (Jonathan Borba/Pexels)
    Continua após a publicidade

    Outras opções para manter o corpo ativo

    Pular corda é outra atividade bastante simples que pode trazer benefícios ao corpo, ajudando na queima de calorias e na melhora da resistência cardiovascular.

    “Ela ocupa pouco espaço, pode ser feita em qualquer lugar e é uma ótima maneira de liberar energia”, garante a profissional.

    Corrida ou caminhada são outras modalidades eficientes e fáceis de incluir na rotina, mesmo em momentos intensos como o fim de ano.

    “Durante uma viagem, por exemplo, você pode fazer uma caminhada para explorar o local, seja pela manhã ou ao fim do dia”, sugere.

    A professora ressalta que, para realizar um treino completo e equilibrado, também é fundamental apostar em movimentos que trabalhem os membros superiores.

    Continua após a publicidade

    Por fim, Brígida lembra que o mais recomendado é conectar os exercícios, fazendo uma sequência de 30 a 45 minutos de treino. “Isso auxiliará a manter a massa muscular enquanto você lida com o fim de ano”, explica.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.