Continua após publicidade

Treino de tabata pode ser feito todo dia?

Método de apenas quatro minutos ajuda a perder peso e construir músculos. Confira com qual frequência ele pode ser feito!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h37 - Publicado em 19 abr 2024, 12h00

Para aqueles que não tem foco suficiente ou não amam malhar, é muito fácil criar uma série de desculpas para não ir à academia nos dias mais corridos ou de pouca disposição. E é aí que o treino de tabata entra para salvar seu dia de treino.

 

 

Esse método de HIIT pode ser feito em um piscar de olhos, é um ótimo complemento para seu repertório de treino, podendo ajudar a perder peso e construir músculos.

“Para simplificar, tabata consiste em 20 segundos de esforço de intensidade máxima seguidos de 10 segundos de descanso”, aponta Lindsey Clayton, treinadora do Barry’s Bootcamp e cofundadora do Brave Body Project, nos Estados Unidos. “Você repete essa sequência de 20 segundos ativos e 10 segundos pausados, em um total de oito rodadas.”

Mas quando um treino é tão rápido e intenso, ele pode ser feito todos os dias? Aqui, profissional explicam a segurança dessa estratégia e tudo o mais que você precisa saber sobre o treino de quatro minutos.

Tabata pode ser feito todos os dias?

O protocolo tabata original foi realizado quatro vezes por semana durante um período de seis semanas com atletas de alto nível, afirma o fisiologista do exercício Rondel King. Porém, se você já está viciado nesse treinamento, seria uma boa ideia consultar um personal trainer para falar sobre seus objetivos individuais e a melhor maneira de implementar esses exercícios à sua rotina para obter os melhores resultados. Afinal, você sabe, nem todo mundo é um atleta de elite.

Continua após a publicidade

Como é fácil misturar rotinas no estilo tabata, você pode facilmente selecionar diferentes exercícios para criar treinos direcionados a diferentes grupos musculares. Isso significa que sim, você pode faze-lo todos os dias.

King, no entanto, adverte aqueles que desejam usar o método para substituir o cardio. “Eu teria cautela ao fazer este protocolo [original], então seguiria duas a quatro vezes por semana e complementaria com cardio três a cinco dias por semana”, diz ele. Mas, no final das contas, “realmente depende do nível de treinamento do indivíduo e da rapidez com que ele se recupera do exercício”.

Sugestão de treino de tabata

Aqui, a treinadora Lindsey Clayton indica um de seus treinos favoritos no formato tabata, perfeito para aumentar a frequência cardíaca. Faça cada movimento em ordem e complete a sequência de 20 segundos ativos para 10 de descanso, por 2 séries, antes de passar para o próximo exercício.

Continua após a publicidade

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.