Uma sessão no simulador de escada é uma ótima maneira de queimar calorias e aumentar a força, principalmente da parte inferior do corpo, uma vez que essa máquina imita o movimento de subir escadas, permitindo que você faça um treino intenso, que trabalha vários grupos musculares.
Então, se você está pronta para aumentar seu condicionamento físico através de uma forma que será gentil com seu corpo, veja quais benefícios este simulador oferece durante o treino!
O QUE É UM SIMULADOR DE ESCADA
O simulador de escada é uma máquina de exercícios projetada para simular o ato de subir uma escada através de degraus giratórios que aparecem de forma contínua – pense em uma escada rolante, por exemplo –, com velocidade e duração do treino ajustáveis.
“Dentre os diversos benefícios para o sistema cardiovascular e perda de gordura, o simulador de escada promove um fortalecimento dos membros inferiores, já que você projeta seu corpo ao fazer força de subida”, aponta o personal trainer Thiago Delfino, de São Paulo.
Assim, além dos benefícios para a saúde cardiovascular, ele trabalha os quadríceps, glúteos, isquiotibiais (posterior da coxa) e panturrilhas, assim como os músculos do core e os flexores do quadril para obter equilíbrio e estabilidade, ajudando a fortalecer o abdômen.
10 BENEFÍCIOS DO SIMULADOR DE ESCADA
1Melhora a saúde cardiovascular
Se dedicar nessas escadas aumentará a saúde do coração, uma vez que o simulador é um treino cardiovascular intenso, o que significa que faz o sangue bombear pelo corpo, melhorando a circulação e o fornecimento de oxigênio.
Isso ocorre porque, de acordo com Delfino, precisamos projetar o corpo para fazer uma força de subida que não existe em uma caminhada em terreno plano, por exemplo, sendo necessário empurrar a gravidade à medida que sobe cada degrau.
O aumento do esforço, então, força o coração a bater mais rápido para fornecer sangue rico em oxigênio suficiente para os músculos, fazendo com que ele fique mais forte e saudável, além de reduzir as gorduras do sangue e a pressão arterial.
2Queima calorias
Apesar de depender do peso e da intensidade feita por cada indivíduo, é possível queimar centenas de calorias em apenas uma sessão no simulador de escada. Quanto mais rápido você subir e quanto mais vezes conseguir encaixar em sua rotina de treinos semanal, mais você queimará.
3
Fortalece quadríceps e isquiotibiais
Localizados na parte da frente e de trás das coxas, respectivamente, os quadríceps e os isquiotibiais são os principais grupos musculares para subir escadas, pois são os que ajudam nos impulsos dos passos.
Enquanto os quadríceps estendem a articulação do joelho, os isquiotibiais dobram o joelho. Portanto, subir escadas coloca esses músculos em uma enorme amplitude de movimento à medida que você se afasta dos degraus a cada passo.
4Fortalece panturrilhas e glúteos
Os glúteos são um grupo de três músculos essenciais para subir escadas, pois impulsionam cada passo que você dá na máquina.
Já as panturrilhas, por sua vez, são os dois músculos que ficam na parte de trás das pernas e que são responsáveis por nos empurrar contra a gravidade.
Sendo assim, cada vez que você levanta as pernas para subir uma escada, você envolve os glúteos e as panturrilhas para concluir o movimento, fortalecendo ambas as regiões do corpo e evitando os riscos de lesões ao correr ou caminhar em terrenos irregulares.
5Melhora a saúde óssea
Criar o hábito de subir escadas pode reduzir o risco de osteoporose e fraturas no futuro, uma vez que ele é um exercício de levantamento de peso, que aumenta a densidade óssea, ou seja, a quantidade de cálcio e proteínas presentes nos ossos, tornando-os mais saudáveis.
Melhora o equilíbrio e a coordenação
Subir escadas exige que você mantenha o equilíbrio enquanto sobe os degraus. Para isso, é preciso usar os músculos do core e os flexores do quadril, mantendo o corpo estável e, consequentemente, melhorando seu equilíbrio e coordenação.
7Coloca menos pressão sobre o corpo
Grandes descidas e subidas podem fazer mal para as articulações, músculos e tendões – especialmente se você estiver acima do peso ou tiver problemas nas articulações.
Contudo, assim como a esteira, o simulador é uma boa opção “especialmente para iniciantes que estão muito acima do peso (obesidade de grau 2 e 3) e que devem evitar exercícios de impacto que prejudicam a saúde articular”.
Isso porque ele é mais gentil para exercitar o corpo, já que basta apenas subir o degrau na velocidade escolhida, sem a necessidade de descer – o que coloca uma pressão considerável nas articulações, principalmente nos joelhos.
8Alivia dores no joelho
“O simulador de escada é uma excelente opção para quem procura um exercício de baixo impacto para intercalar com a esteira”, afirma Thiago Delfino.
Isso porque ele ajuda a fortalecer os músculos que sustentam e protegem os joelhos, reduzindo o desconforto articular crônico ou os sintomas da osteoartrite.
9Melhora a saúde mental
O exercício é conhecido por melhorar o humor e reduzir o estresse, já que ajuda o corpo a liberar endorfinas. Assim, embora possa ser um pouco exaustivo no final da sessão, o simulador de escadas também oferecerá os hormônios que promovem sentimentos positivos.
Além disso, esse ainda é um momento em que você pode colocar sua música ou podcast favoritos e relaxar com a mente longe dos problemas do dia a dia.
10Melhora o condicionamento físico geral
Subir escadas regularmente ajuda a melhorar os níveis gerais de condicionamento físico. Como resultado, você queimará calorias, aumentará a força nas pernas, a resistência e a velocidade, e ainda terá uma melhor coordenação.
De acordo com Thiago Delfino, o ideal é começar fazendo 10 minutos por dia e, como o passar das semanas, aumentar gradativamente o tempo ou até mesmo a velocidade.
“Logo você sentirá muitos benefícios no seu condicionamento físico e, consequentemente, no emagrecimento.”
SIMULADOR DE ESCADAS X ESTEIRA INCLINADA
As principais diferenças entre os dois aparelhos são o movimento dos degraus e a resistência. Em um simulador de escadas, você deve subir cada degrau, o que é mais intenso do que uma esteira inclinada de uma forma mais gradual.
Dica: pense em subir uma colina em comparação com correr na estrada. Portanto, subir degraus pode ser mais benéfico para melhorar a saúde cardiovascular e melhor para queimar calorias do que a esteira.
Isso, porém, não significa que um seja necessariamente melhor que o outro. Depende dos seus objetivos e preferências! Enquanto algumas pessoas preferem subir escadas porque acham mais fácil para as articulações, outras se sentem mais confortáveis correndo em uma esteira, o que também é um ótimo exercício.