Continua após publicidade

Como respirar da maneira correta na musculação

Além de te dar força para continuar com a série, a respiração correta impede que sua pressão arterial aumente

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 18 abr 2022, 10h00

Qualquer um que frequenta uma academia regularmente já ouviu aquela expiração alta de alguém por lá ao fazer um exercício. Por mais que possa ser irritante, eles estão provavelmente fazendo a respiração certa — mas claro que ela não precisa ser tão alta.

Como fazer certo: Expire no movimento concêntrico (quando contrai o músculo) e inspire no excêntrico (quando relaxa). Usando o supino no banco como exemplo, expire lenta e continuamente enquanto pressiona a barra, depois inspire enquanto a traz para perto do peito. O tempo todo (em qualquer exercício), lembre-se de manter o abdômen contraído para proteger a coluna.

Posso segurar a respiração? Segundo Arthur Feltrin, médico pneumologista e especialista em longevidade saudável, em treinamentos de força e resistência muscular localizada, a manobra conhecida como valsava, que consiste em contrair o abdômen durante o levantamento de pesos, auxilia na proteção da coluna. Isso faz com que você segure a respiração durante os exercícios e é bom para a estabilidade, mas mantê-la por muito tempo pode impedir o retorno do sangue ao coração e aumentar a pressão arterial.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.