Um dos grandes problemas dos brasileiros atualmente envolve a má qualidade do sono. Desde que a pandemia começou, os casos de insônia só aumentam: uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros nos últimos dois anos.
É aí que entram as práticas milenares como yoga. “Ela une posturas, respiração e consciência corporal e mental, estimulando e harmonizando o sistema nervoso autônomo. Sendo assim, é benéfica para a saúde física e mental, e também para as pessoas que sofrem de insônia”, reforça o instrutor Roberto Debski, médico especializado em Medicina Integrativa.
Isso porque os ensinamentos pregados pela prática ajudam em diferentes pontos, de acordo com ele:
- Amplia a consciência sobre corpo e mente;
- Ajuda na percepção dos estados emocionais;
- Estimula atitudes mais saudáveis no dia a dia;
- Trabalha a qualidade de vida.
E aí, já viu: um corpo mais relaxado + uma mente menos estressada = noites de sono reparadoras e bem-estar! Para te ajudar com isso, o profissional indica três posturas para fazer antes de ir para a cama.
Posturas de yoga para dormir melhor
- Viparita Karani (postura apoiando as pernas na parede)
Deite-se em frente a uma parede e estenda as pernas para cima, encostando-as na parede. Deixe os braços no chão, ao lado do corpo. Relaxe e inspire profundamente várias vezes. “Você pode colocar uma pequena almofada no cóccix para não forçar demais a lombar.”
- Apanasana (joelho encostando o peito)
Deite-se sobre as costas e dobre os joelhos no peito, abraçando suas pernas. Quanto mais flexível for, abrace com mais força as suas canelas. Para relaxar, experimente balançar lentamente de um lado para o outro. Lembre-se de sempre respirar profundamente.
- Supta Matsyendrasana (torção deitada das costas)
Deitada de costas, dobre os seus joelhos e deixe que eles caiam para o lado direito. Abra seu braço esquerdo na altura do ombro e gire lentamente a cabeça para o lado oposto (esquerdo). Relaxe seus ombros e respire profundamente. Depois de alguns instantes, repita a postura trocando os lados.