Continua após publicidade

15 maneiras de garantir motivação nos treinos

O ano mal começou, e você já está desanimada? Veja como driblar a sensação

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 10 fev 2022, 09h53

Você provavelmente já sabe que manter-se ativa é ótimo para a mente, para o corpo e para a alma. Contudo, tem dias que é difícil ignorar aquela vozinha interna que pede para ficarmos um pouco mais na cama, não é mesmo?

Se isso acontece de vez em quando, até dá para pular os treinos. O problema é quando a motivação cai todos os dias. Veja, então, algumas dicas e truques motivacionais para você não deixar os exercícios em segundo plano sempre:

15 estratégias para ter mais motivação nos treinos

“Faça todas as atividades possíveis e escolha aquela que te dá mais prazer. Vá ao nutricionista e comece uma reeducação alimentar. Mas sempre consulte profissionais gabaritados para acompanhar a sua trajetória na busca por mais qualidade de vida — treino e dieta são questões individuais. E lembre-se: não existe fórmula mágica para alcançar seus objetivos, por isso, nada de reproduzir algo visto na internet”, recomenda Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

Confira mais conselhos do especialista:

É muito fácil culpar a falta de tempo para não praticar exercícios. Você precisa definir suas prioridades e viver de acordo com elas. Portanto, marque o horário do treino na sua agenda como se fosse um compromisso de trabalho.

Nas primeiras semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa pré-estabelecido todos os dias.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, faça a mesma rotina sempre no mesmo horário — evite mudanças constantes. Estudos afirmam que leva cerca de 21 dias para seu cérebro entender e adotar um novo hábito.

Depois que ele estiver estabelecido, dá para ter um pouco mais de flexibilidade na sua agenda, mas tente ser mais rígida no começo (pelo menos nos três primeiros meses). Caso contrário, há o risco de você abandonar a rotina.

Continua após a publicidade

Consequentemente, você conseguirá acordar mais cedo, se alimentar melhor e começar aos poucos a acrescentar os exercícios físicos na agenda — seja de manhã, na hora do almoço ou à noite.

Reserve apenas 30 minutos do seu dia para se dedicar à melhora do condicionamento físico.

Quando bater preguiça e falta de motivação, vá à academia nem que seja para conversar, trocar ideias e ver os amigos. O importante é que aquele horário do treino se torne hábito.

Continua após a publicidade

Faça menos exercícios, alongue e ande na esteira. Faça qualquer coisa só para manter a rotina. Além disso, converse com o seu professor e peça alternativas de exercícios – ele pode motivar você.

Seu organismo precisa de novos desafios, e o mesmo acontece com sua mente. Experimente um estímulo diferente. É muito provável que encontre alguma atividade que possa lhe motivar.

Uma combinação dos treinamentos aeróbio e de força. Se você é daquelas que simplesmente aperta um botão na esteira e treina ininterruptamente por 30, 40 minutos, considere correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realizar exercícios de força na sala de musculação. Depois, você pode finalizar no equipamento novamente.

A música é um motivador fantástico e tem um efeito positivo no cérebro: faz com que suas emoções respondam favoravelmente ao exercício.

Opções não faltam!

O sono é definitivamente importante para a saúde, mas vale o sacrifício de despertar 30 minutos mais cedo e exercitar-se antes de seu dia começar.

Ter opções mais naturais na geladeira (e na despensa) permite que as escolhas saudáveis sejam mais acessíveis do que aquelas que podem prejudicar a sua dieta. Lembre-se que um cardápio cheio de industrializados pode minar a sua energia (e, consequentemente, a sua motivação).

A aquisição desse hábito nos traz inúmeros benefícios: regulação do apetite, aumento da disposição, melhora da energia e, talvez, o maior benefício de todos: a sensação de dever cumprido.

Tenha, sempre que possível, um suporte para quando você falhar. Pode acontecer algo inesperado que irá alterar os seus planos e os seus objetivos. Mas não desista! Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho.

Existe um interesse crescente em atividades como yoga e meditação. Por que não experimentar?

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.