Kundalini yoga: conheça o estilo que trabalha a expansão da consciência
O objetivo é despertar a energia kundalini, localizada na coluna vertebral
Kundalini yoga é um estilo de yoga que envolve cantos, exercícios de respiração e posturas diversas. O principal objetivo é ativar a energia Kundalini, ou shakti — localizada na base da coluna e normalmente adormecida. Por isso, à medida que despertamos a energia Kundalini, nossa consciência é expandida.
Achou interessante? Então, saiba tudo sobre ela:
O QUE É KUNDALINI YOGA?
Embora a Kundalini yoga seja praticada em todo o mundo, sua origem é desconhecida. O conceito de energia Kundalini existe há séculos, e foi mencionado em antigos textos védicos por volta de 1000 a.C.
O termo Kundalini vem da palavra sânscrita “kundal”, que significa “circular”. Também se refere a uma cobra enrolada. E de acordo com os praticantes, a energia Kundalini é como aquela cobra enrolada: ela fica na base da sua coluna, dormindo e não desperta.
Por isso, o Kundalini yoga é praticado para ativar essa energia, o que permite que ela se mova para cima (e através dos chakras) ao longo da coluna.
Com a prática regular, acredita-se que o Kundalini yoga leve à iluminação espiritual. Isso é chamado de “despertar Kundalini”.
QUAIS AS DIFERENÇAS PARA OS OUTROS ESTILOS?
Comparado com os outros estilos de yoga, Kundalini yoga é uma prática mais espiritual. Ainda envolve movimentos físicos, mas eles não são o foco principal. O que não acontece nos estilos Hatha e Vinyasa, por exemplo.
Kundalini yoga também tende a ser mais repetitivo nos movimentos, combinando canto, posturas e respiração em padrões específicos.
SOBRE RESPIRAÇÃO, MANTRAS, KRIYAS E MUDRAS
Uma sessão costuma ter seis componentes principais, que são feitos na seguinte ordem;
- Canto de abertura: cada aula começa com um canto de abertura, também conhecido como sintonização;
- Pranayama ou aquecimento: você fará exercícios de respiração, chamados pranayama, e às vezes movimentos para alongar a coluna;
- Kriya: um kriya é uma sequência de posturas, pranayama, mudras (posições das mãos), sons e meditação. A duração e a intensidade do kriya dependem do instrutor;
- Relaxamento: permite que corpo e mente absorvam os efeitos do kriya;
- Meditação: serve para manter a consciência ativada;
- Canto de encerramento: a aula termina com um canto de encerramento.
BENEFÍCIOS DO KUNDALINI YOGA
1ALÍVIO DE ESTRESSE E ANSIEDADE
Como outros estilos de yoga, o yoga pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.
Em um estudo de 2017, participantes experimentaram alívio imediato do estresse depois de uma sessão de Kundalini yoga. Este efeito continuou depois que eles praticaram por mais 3 meses.
Da mesma forma, uma outra pesquisa determinou que oito semanas de Kundalini yoga reduziram os níveis de ansiedade dos participantes. Portanto, os pesquisadores concluíram que o Kundalini yoga pode ser uma opção de tratamento eficaz para pessoas com transtorno de ansiedade generalizada.
2MELHORA A FUNÇÃO COGNITIVA
Mais um estudo provou essa vantagem. Nele, os pesquisadores estudaram 81 participantes com comprometimento cognitivo leve. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo praticou Kundalini yoga, enquanto o outro grupo recebeu um treinamento de aprimoramento de memória por 12 semanas.
Enquanto ambos os grupos mostraram melhoras significativas na memória no final do estudo, apenas o grupo Kundalini mostrou evoluções de curto e longo prazo em funções cognitivas — isso inclui habilidades como raciocínio, resolução de problemas e flexibilidade cognitiva, entre outras.
3ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL
Acredita-se que, à medida que sua energia Kundalini desperta, você se torna mais conectado espiritualmente consigo mesmo e com os outros. Esses benefícios não foram comprovados cientificamente, mas podem ser citados:
- Mais empatia;
- Aumento da criatividade;
- Carisma melhorado;
- Aumento de energia;
- Paz interna.
POSTURAS DE KUNDALINI YOGA PARA INICIANTES
1LÓTUS
- Sente-se no chão, com as pernas estendidas. Mantenha a coluna neutra;
- Dobre os joelhos para fora, trazendo os pés em direção à pélvis, como se estivesse prestes a se sentar com as pernas cruzadas;
- Coloque o pé esquerdo em cima da coxa direita. Em seguida, coloque o pé direito em cima da coxa esquerda;
- Inspire e expire profundamente.
COBRA
- Deite-se de barriga para baixo, com as pernas e os pés juntos. Descanse os peitos dos pés contra o chão;
Apoie as palmas das mãos no chão, na direção dos ombros. Certifique-se de que seus dedos estejam apontando para frente, e seus cotovelos paralelos um ao outro; - Inspire. Levante a cabeça e o tronco, pressionando a parte inferior do corpo no chão;
- Estique os braços, levantando o peito e o estômago. Traga os ombros para baixo e para trás;
- Fique na posição por alguns segundos, e expire enquanto retorna lentamente.
GUERREIRO
- Fique em pé, com os pés juntos. Gire o pé direito para fora, cerca de 45 graus;
- Dê um passo largo com o pé direito para trás. Dobre o joelho esquerdo, mas certifique-se de que ele não ultrapasse o pé esquerdo;
- Estenda os braços até a altura dos ombros;
- Gire a parte superior do corpo para a esquerda. Simultaneamente, dobre o cotovelo direito e traga o punho direito em direção à axila direita;
- Olhe para frente e respire profundamente enquanto mantém essa posição;
- Em seguida, troque de lado.