Dipa Karmakar é, sem sombras de dúvidas, uma vencedora. Aos 22 anos, ela é a primeira ginasta da Índia a se classificar para os Jogos Olímpicos – garantindo a sua passagem para o Rio de Janeiro. Em novembro de 2015, a atleta conquistou o quinto lugar em uma competição de qualificação e não conseguiu o índice para participar do evento. Mas, no último domingo (17), Dipa saiu da lista de reserva e definitivamente cravou o seu lugar e fez história, é claro.
Essa não é a primeira vez que a ginasta ganha um prêmio inédito. Em 2014, ela se tornou a primeira ginasta indiana a obter uma medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth, em Londres. Dipa também é conhecida por realizar com excelência o salto produnova, o mais desafiador da ginástica feminina.
Contudo, a jornada de sucesso nem sempre foi tão feliz. A jovem, que começou a praticar ginástica aos 6 anos, enfrentou muitos obstáculos no esporte, inclusive para ganhar o verdadeiro reconhecimento. “Só depois das [minhas] vitórias internacionais que as pessoas começaram a entender o valor da ginástica. Hoje, sou tão respeitada quanto uma atleta do Japão ou China”, disse ao jornal Bangalore Mirror. Continue arrasando Dipa!